Usina do Jaó – Patrimônio histórico jogado as moscas

Dizem que sem ela não seria possível o desenvolvimento da Capital de Goiás. Hoje em dia a Usina do Jaó no Rio Meia Ponte está entregue ao tempo, a começar pelo completo descaso com o próprio rio, que hoje se transformou num verdadeiro esgoto a céu aberto nos trechos que serpenteiam a cidade. Existem rumores da destruição de toda a estrutura da Usina. Uns dizem que por causa do mau cheiro que a água empoçada exala e outros afirmam que a barragem causa enchentes em alguns pontos a montante da usina. O mais interessante é que aqueles que reclamam de enchentes, apoiados pelo poder público na época, construiram suas residências justamente nos pontos de alagamento, trechos onde naturalmente o rio corre no período chuvoso. Abaixo coloco um trecho extraído do livro “Memórias de Pedro Ludovico” onde o fundador de Goiânia descreve a respeito do potencial hidrelétrico do Meia Ponte.

“Nesse rio  existe a corredeira denominada Jaó com uma diferença de nível de aproximadamente de 8 metros, podendo fornecer uma força hidráulica efetiva na máxima estiagem de 450 ( quatrocentos e cinquenta) cavalos, que poderão vantajosamente ser aproveitados enquanto o permitir o desenvolvimento inicial da nova Capital.”

É uma pena que só ouvimos falar de projetos para a destruição, mas nunca pela conservação e tombamento de um marco na história do município.


Abaixo coloco um link com imagens da atual situação em que se encontra a usina. Aproveitem

Clique aqui para visualizar a galeria
Usina do Jaó

Posts relacionados:

Vídeo da Usina do Jaó no Rio Meia Ponte

Um bela homenagem a usina do Jaó

Rio ou Esgoto?

Anúncios

3 comentários em “Usina do Jaó – Patrimônio histórico jogado as moscas

  1. Ano passado (2015) eu fui lá com uns amigos. O lugar é fascinante mesmo. Com uma reforma séria, tem potencial para virar um cartão postal da cidade. Mas para se estabelecer um point de encontro, só despoluindo o rio que exala um fedor terrível. Daí, isso já tange a utopia…

    1. Olá Victor Hugo. Obrigado pela visita. A despoluição do rio não é algo tão complicado assim, na verdade falta vontade do poder público para que tal aconteça. Prefiro nunca pensar que seja uma utopia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s