Você conhece o rio Santa Maria em Goiás?

Você conhece o rio Santa Maria em Goiás?

O Santa Maria é um rio de Goiás que faz parte da bacia do rio dos Bois, um importante afluente do rio Paranaíba. Não existe nada de informação a seu respeito na internet. Fiz algumas pesquisas utilizando o Google Earth e visitas em campo e obtive informações interessantes. Trata-se de um rio que me despertou a curiosidade por fazer parte da região metropolitana de Goiânia, além de ser muito pouco conhecido da grande maioria dos goianos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O rio nasce no município de Abadia de Goiás a aproximadamente 865 m de altitude e sua extensão é de cerca de 65 km. Sua foz é no rio Anicuns na altitude de 582 m. Seu principal afluente é o córrego Barro Preto que é proveniente de Trindade – GO. Sua área de drenagem abrange 4 municípios: Abadia de Goiás, Trindade, Campestre de Goiás e Santa Bárbara. A vegetação predominante em sua bacia é o Cerrado.

A geografia do rio é bem interessante, nos primeiros 25 Km do seu percurso é um rio de planalto com água mais agitada e com algumas corredeiras e pequenas cachoeiras numa região com bastante morros e serras. Após a ponte da GO 050 o rio se torna mais lento e com características de rios de planície.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sua bacia é ocupada principalmente por propriedades de uso agrícola e pecuário e na primeira metade do percurso do rio a mata ciliar é bastante escassa, praticamente inexistente em muitos trechos, o que faz com que seu leito seja mais assoreado e as margens apresentam maior grau de erosão. As  áreas  de  preservação  permanentes (encostas, topos  de  morro e  nascentes) estão com um grau de degradação acentuado. O trajeto acidentado facilita o processo de solapamento das margens pelas águas, principalmente durante a estação chuvosa.

Na segunda metade, após receber as águas de pequenos tributários e do Córrego Barro Preto de Trindade, seu maior contribuinte, o rio assume uma outra característica. O volume de água se torna bem maior, suas águas se tornam mais lentas e o rio apresenta uma grande quantidade de curvas. A mata ciliar  é bem preservada até a sua foz, próxima a serra da Jiboia.

O rio Santa Maria apresenta águas claras num tom de cor meio esverdeado, são um pouco frias e possuem uma grande quantidade de pequenos peixes que são muito curiosos. Consegue-se pegar alguns na mão com extrema facilidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Num futuro bem próximo pretendo fazer uma descida de caiaque, em caráter exploratório, por seu leito, partindo de um trecho próximo a GO 060 e seguindo até pouco depois de sua foz, no rio Anicuns Grande.

Um comentário em “Você conhece o rio Santa Maria em Goiás?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s