Você conhece o rio Caldas?

Você conhece o rio Caldas?

Apesar do rio Caldas ser fartamente pesquisado, e inclusive cogitado para ser utilizado futuramente como manancial de abastecimento da região metropolitana de Goiânia, existe muito pouca informação a seu respeito na internet.  Através de uma pesquisa que realizei e de conhecimentos anteriores que eu tinha acerca de sua bacia,  estou trazendo informações para aqueles que querem saber mais sobre esse rio tão importante para Goiânia e região.

O Rio Caldas nasce no município de Anápolis, em Goiás, próximo ao DAIA (Distrito Agroindustrial de Anápolis) numa altitude um pouco superior a 1000 m e percorre mais de 100 Km até desaguar no rio Meia Ponte, já no município de Hidrolândia na altitude de 653 m. Sua bacia de drenagem abrange uma área de cerca de 1,272 Km² e 9 municípios fazem parte de dela, são eles: Anápolis, Silvânia, Goianápolis, Caldazinha, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Hidrolândia, Senador Canedo e Bela Vista de Goiás. Dentre seus principais afluentes temos o ribeirão Sozinha, responsável pelo abastecimento da cidade de Senador Canedo. A vazão média do rio Caldas é de aproximadamente 6,72 m³/s.

Encontro do rio Caldas com rio Meia Ponte.
Encontro do rio Caldas com rio Meia Ponte.

A vegetação predominante em sua bacia é o Cerrado. A temperatura média anual na área é de 24 ° C. O mês mais quente é setembro, quando a temperatura média é de 28 ° C e o mais frio é maio, com 21 ° C. A precipitação média anual é de 1853 milímetros. O mês mais chuvoso é março, com uma média de 334 mm de precipitação, e o mais seco é agosto, com 1 milímetro de precipitação.(1)

Sua bacia é ocupada principalmente por propriedades de uso agrícola e pecuário. Ela encontra-se em   estado   bastante   antropizado¹,   tendo   sua   vegetação nativa substituída,  em  sua  maioria,  por  culturas  e  pastagens.  As  áreas  de  preservação  permanentes (encostas  e  topos  de  morro,  nascentes  e  margens  dos  cursos hídricos)estão em processo de intensa degradação, principalmente nas regiões  dos divisores de águas da bacia. (2)

Recentemente fiz uma descida de 7 Km pelo rio Caldas e passei a conhecer mais de perto a sua realidade. Pude constatar alguns pontos que merecem atenção e que demonstram que a saúde do rio não está nada boa. Existem problemas de assoreamento, substituição das matas ciliares por pastagens e erosões das margens, vários pontos de entrada do gado para ter acesso a água do rio e urbanização de suas margens com chácaras que se multiplicam.

Se a intenção futura for realmente utilizar as águas do rio para abastecimento público, faz-se necessário desde agora um plano para recuperação e conservação de suas margens, do seu curso e de suas águas, caso contrário pode não haver água suficiente ou se houver, pode estar imprópria para uso.

¹Antropizado: Características originais de uma área que foram alteradas pelas ações humanas.

Referências:
(1) https://sv.wikipedia.org/wiki/Rio_Caldas.   Acesso em: 26/10/2016
(2) http://www2.ucg.br/nupenge/pdf/artigo002.pdf.   Acesso em: 26/10/2016

2 comentários em “Você conhece o rio Caldas?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s