Tratamento de água em fotos. Como funciona uma ETA?

Tratamento de água em fotos. Como funciona uma ETA?

Como a água chega limpa até a torneira de nossas casas?
Posso garantir que assistir ao tratamento da água é algo muito interessante de se ver, é bem rápido. A água escura que vem do rio se transforma-se em uma água para beber como num passe de mágica. Mas seria mesmo mágica? Nada disso, o processo envolve muita ciência. Diversos processos são empregados para garantir os padrões de potabilidade da água que chega até nós e a qualidade da água final é regulada pelo ministério da saúde.

Com exceção das imagens da captação e reservatório, todas as imagens abaixo foram tiradas na ETA Engº Rodolfo José da Costa que capta água do rio Meia Ponte na cidade de Goiânia. Grupos de estudantes e interessados podem ser formados para que possam ir até a estação e conhecer o processo de perto.

Dentre as etapas do tratamento nós temos:

Captação – Grandes bombas são colocadas para puxar a água do rio e levar inicialmente para um gradeamento para remoção de sólidos grosseiros, tais como galhos, folhas, pedras, entre outros.

Bombas de sucção da água do rio. Imagem meramenta ilustrativa, não pertence a mesma ETA das imagens abaixo.
Bombas de sucção da água do rio. Imagem meramenta ilustrativa, não pertence a mesma ETA das imagens abaixo.

Floculação/Coagulação – É um processo físico e químico onde faz-se a adição de uma substância química, geralmente sulfato de alumínio, que irá agregar partículas em sólidos maiores, formando os flóculos, que mais pesados descerão para o fundo, num processo conhecido como decantação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Decantação – A água vai passando por tanques e os flóculos vão se depositando no fundo, tornando a água bastante clara e quase livre de partículas. É um processo físico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Filtragem – Apesar de estar aparentemente limpa, a água que vem dos decantadores ainda apresenta bastante impurezas, por isso é necessário passar por etapas de filtragem para eliminação de partículas muito pequenas. Os filtros são formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos.

Filtragem da água
Enquanto alguns filtros funcionam a todo vapor, outros como os da foto estão sofrendo um processo de limpeza de resíduos remanescentes. A água descartada segue para uma lagoa onde são criados peixes.

Desinfecção – Nessa etapa do tratamento, a água já filtrada recebe o cloro para eliminação dos patógenos e de outros micro organismos para que ela se torne potável. Existe também a adição de flúor para proteção dos dentes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Reservatório – A água tratada e pronta para uso fica armazenada em reservatórios ao longo da cidade para distribuição para comércios e residências.

Foto ilustrativa. Créditos: Panoramio.
Foto ilustrativa. Créditos: Panoramio.

Abaixo uma imagem, ilustrativa que achei muito interessante e didática, resumindo todas as etapas do tratamento da água até a distribuição em residências.

Créditos: Grupo Água sua linda no Facebook.
Créditos: Grupo Água sua linda no Facebook.

 

Então é isso pessoal. Deixem seus comentários e sigam o blog para receber novidades!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s