Rios que Cortam Goiânia e Aparecida de Goiânia

Rios que Cortam Goiânia e Aparecida de Goiânia

Entre um dos principais fatores que pesaram na escolha da cidade de Goiânia como a nova capital de Goiás, destaca-se a sua rica hidrografia. A cidade possui ao todo 85 mananciais catalogados pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), sendo apenas dois rios em seu município, o Rio Meia Ponte e o Rio Dourados que recentemente foi “promovido” de ribeirão a rio devido às suas características.

A cidade possui 3 ribeirões: João Leite, Capivara e Anicuns, sendo que apenas o ribeirão Anicuns possui suas nascentes dentro do município de Goiânia. Tem 80 córregos, dentro os principais podemos destacar os córregos Cascavel, Botafogo, Macambira e Caveirinha.

Todos esses 85 mananciais infelizmente possuem algum tipo de degradação, com variados níveis de gravidade. Dentre o problemas podemos destacar a ausência de mata ciliar em diversos pontos, ocupação irregular dos fundos de vale, poluição por resíduos sólidos ou esgotos, assoreamento, erosão, entre outros.

A cidade de Aparecida de Goiânia possui os mesmos rios de Goiânia, Dourados e Meia Ponte, 2 ribeirões, Santo Antônio e Lages, inclusive esse último é responsável por cerca de 18% do abastecimento de água da cidade. Dentro os principais córregos destacamos o Tamanduá e o Almeida. Todos com algum tipo de degradação.

Infelizmente o crescimento desordenado dos municípios e a ausência de planejamento e políticas específicas para a proteção dos mananciais tem levado a sua degradação completa. Citando o caso do ribeirão Santo Antônio por exemplo, no ano de 2016 uma de suas principais nascentes, na Serra das Areias, secou completamente no período de estiagem, algo que não acontecia. Sem contar algumas de suas nascentes que se extinguiram para sempre devido a criação de bairros em suas áreas de recarga.

Todos os corpos d’água dos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia fazem parte da bacia do rio Meia Ponte, sendo a foz do Santo Antônio no município de Senador Canedo, o do ribeirão das Lages no município de Aparecida de Goiânia e o rio Dourados que se encontra com o rio Meia Ponte no município de Pontalina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s