Experiência no RN mostra que esgoto tratado é alternativa viável para combate a seca no semi árido

Experiência no RN mostra que esgoto tratado é alternativa viável para combate a seca no semi árido

Imagine uma fonte de água que antes seria literalmente jogada fora sendo aproveitada para criar um oásis em meio ao deserto? É justamente isso que vem acontecendo em meio ao semi árido nordestino em algumas cidades do Rio Grande do Norte, na região do Seridó. É uma região onde chove apenas 3 meses durante o ano, quando chove. No restante dos meses é só estiagem, rios e pastos secos, animais sem alimento e muitos, muitos prejuízos.

Essa fonte de água vem de estações de tratamento de esgoto doméstico (ETE) que realizam o tratamento do efluente com o uso de lagoas de maturação em 3 etapas. O esgoto tratado da última etapa que é utilizado.

Essa fonte, até pouco tempo impensada para uso na irrigação no sertão, está ganhando espaço e tem reduzido os prejuízos na região. Através do esgoto tratado, agricultores de algumas cidades tem irrigado lavouras e pastos e felizmente tem dado muito certo. A ideia já é utilizada com sucesso em alguns países que também enfrentam problemas com a falta de água como Israel e Austrália.

Clique no link abaixo para ir até a reportagem veiculada no programa Globo Rural que explica como o esgoto está literalmente mudando a cara do semi árido do RN.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2016/11/experiencia-no-rn-abre-caminhos-em-meio-crise-da-agua-no-nordeste.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s