Que papelão hein Saneago?

De nada adianta ficar publicando relatórios alertando sobre a iminente falta de água em diversos municípios do estado se falta até pessoal qualificado para operar sistemas de bombeamento de esgoto.  Esconder a sujeira debaixo do tapete é mais fácil né? Veja o porquê disso:

Saneago é acionada por lançar esgoto no lago da hidrelétrica de Cana Brava

O lançamento de esgoto in natura no Lago de Cana Brava e mananciais de Minaçu, a falta de pessoal qualificado e de equipamentos sobressalentes para o conjunto de bombeamento de esgoto levaram o promotor de Justiça Rafael Simonetti Bueno da Silva a acionar a Saneago.

O Ministério Público pede liminarmente o reparo de eventuais defeitos nas estações elevatórias para cessar a emissão de esgoto nos rios e córregos da região e a implantação de conjuntos de bombas reservas nas estações, além da instalação de geradores que possam garantir a autonomia de energia às unidades.

Em caráter de urgência, pede-se também que a Saneago paralise o despejo de efluentes no reservatório da hidrelétrica de Cana Brava, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 50 mil e que remova todas as tubulações clandestinas de esgoto existentes no lago e ainda a lotação de pessoal qualificado e em número suficiente para a manutenção e monitoramento do sistema de esgoto de Minaçu.

No mérito, além da confirmação dos pedidos liminares, o MP quer que a empresa elabore e execute um plano de contingência para o caso de transbordo das estações elevatórias de esgoto, o controle químico nas estações, além do pagamento de R$ 200 mil pela parte não reparável do dano ambiental já causado.

O promotor de Justiça destaca as colaborações e apoio do perito ambiental Juber Henrique Amaral, bem como do atual e da ex-coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Jales Guedes Coelho Mendonça e Sandra Mara Garbellini, respectivamente, para a elaboração da ação.
Danos
O promotor lembra que as deficiências na coleta de esgoto na cidade de Minaçu e a inércia da Saneago são antigas. Desde 2002, há registro de irregularidades na prestação dos serviços. Já nessa época, a vigilância ambiental do município constatou o desvio de esgoto para o Córrego Amianto e o Rio Bonito, um atual “braço” do lago da usina. Também foi verificada a precariedade de equipamentos na Estação Elevatória da Vila Menezes, entre outras deficiências.

A perícia técnica do MP apontou, ainda em 2003, falhas na estrutura física do sistema. Desde então a empresa foi autuada por diversas vezes, foram feitas reiteradas recomendações e firmados acordos, mas as medidas tomadas pela empresa não foram suficientes e os problemas persistiram.

Mais recentemente, vistoria do MP constatou que parte do lago da usina está eutrofizado. Isso significa que há uma proliferação descontrolada de algas por excesso de carga orgânica (esgoto in natura) na água, o que provoca a mortandade de peixes, além de piorar a qualidade de geração da UHE.

A própria empresa reconhece o lançamento de esgoto in natura, decorrente de defeitos nas elevatórias de esgoto, entre outras deficiências. (Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: Unidade Técnica Perícial Ambiental do MP)

Anúncios

Um comentário em “Que papelão hein Saneago?

  1. Pelo amor de Deus,alguem poderia me explicar o motivo de tanta falta de agua na cidade ocidental principalmente aos sabados e domingos esta uma falta de responsabilidade das pessoas que operam esse serviço. primeiro não somos avisados com antecedencia segundo todos os dias falta agua e a conta cada dia vem mais cara ja e fato, meu bairro e o colina verde e la ta essa falta de vergonha não da para continuar com esse desrrespeito com a população esperamos uma solução urgente ou a troca da companhia de agua urgente gostaria de uma resposta das pessoas competente. obrigado|

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s