11 de Setembro – Hoje é dia do Cerrado!

O Dia do Cerrado é hoje, dia 11 de Setembro. Dia de reflexão! Como está o Cerrado? Esse incrível bioma, outrora gigante, se tornou um anão invisível, entregue as sanhas daqueles que colocam o lucro acima de tudo. Com a descoberta de que o solo do Cerrado era fértil, bastando corrigir a sua acidez, o Cerrado foi incluído na política de ex­pansão econômica brasileira co­mo fronteira de expansão e os negócios por essas bandas se tornaram imperdíveis.

Imensas áreas começaram a ser exploradas. O berço das águas a partir daí foi sendo tragado pela máquina do progresso. As tortas árvores, os campos sujos, os cerradões foram sucumbindo, tornando-se apenas fragmentos, em alguns casos, quase sem função. A riqueza de sua biodiversidade, representada por sua fauna e flora, suas deliciosas frutas, plantas curativas, águas cristalinas e rios caudalosos, lembrados  nas histórias dos antigos desaparecem a medida que cidades, grandes lavouras ou as pastagens avançam. As principais bacias hidrográficas do Brasil nascem nesse bioma. A água já não infiltra como antes, seu aquíferos, já muitos utilizados, vão perdendo sua capacidade e seus rios ano a ano perdem um pouco de sua vazão, comprometida ainda mais pelos pivôs, vorazes consumidores de água que dessedentam as plantações.

O agronegócio, a máquina de fazer dinheiro, e que tem uma siginificativa parcela na construção do PIB brasileiro,  cerca de 23.5% em 2017 segundo CNA (Conferderação de Agricultura e Pecuária) foi conquistando cada vez mais espaço, inclusive na política onde sua força se tornou incomensurável. Essa força, ávida por mais e mais terra, não se cansa. É preciso crescer, dizem alguns, como iremos matar a fome de uma população que só cresce? Dizem outros. Mas até quando pode a natureza suportar tamanha exploração? A água já começou a faltar, os conflitos por água irão se intensificar. Vale mesmo a pena ganhar agora pra depois sermos um país de miseráveis? Um país sem água para matar a sede de seu povo e até mesmo para tocar as grandes lavouras que se perdem de vista no horizonte?

Segundo o professor Altair Sales, um dos maiores especialistas no bioma Cerrado, o Cerrado já está extinto, sua recuperação não é possível em sua plenitude dada as suas características peculiares e a forma como o solo desse bioma está sendo modificado. É um bioma de milhões de anos cuja formação matinha um equilíbrio e que ajudou a criar os grande aquíferos e reservatórios de água.

Pobre Cerrado, deixado de fora da constituição, a sua própria sorte, segue seu sombrio destino de maneira irreversível e nós, como somos parte do meio, invariavelmente seremos afetados. Estamos todos nós jogados a nossa própria sorte.

Feliz Dia do Cerrado!?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.