Conhecendo para preservar – Serra das Areias em Goiás

Instagram: @serradasareiasgo

Dizem que tudo aquilo que não conhecemos  é porque simplesmente não existe pra nós. Não conhecer nesse sentido é realmente nunca ter ouvido falar. Isso vale para a questão ambiental, para locais dos quais nunca ouvimos falar mas que se soubessemos da sua existência seriamos os primeiros a preservá-lo.

Um desses locais é a Serra das Areias no município de Aparecida de Goiânia. Tão perto, mas tão desconhecido por muitos da região metropolitana de Goiânia. Um local de inigualável beleza, com cachoeiras, córregos de água cristalina, Cerrado exuberante e uma fauna amedrontada pelo avanço da urbanização.

Apesar da área ser um parque municipal, o poder público o trata com verdadeiro descaso, realizando ações bem pontuais e que surtem efeito quase zero em sua preservação. É vista grossa ao extremo. Com isso, além dos loteamentos que estão surgindo ao redor, ainda temos o descarte irregular de resíduos no pé da serra, incêndios criminosos todos os anos, criação de gado em área de proteção permanente, extração de areia, caça, depredação dos recursos naturais, além de desmatamento. Até carvoaria já foi encontrada dentro da área do parque.

São tantos os problemas que é tarefa complicada enumerá-los. O resultado disso se traduz em perda de nascentes, contaminação de lençol freático, assoreamento dos córregos e diminuição de diversidade de flora e fauna.

Foi por esse motivo que resolvemos criar um perfil no Instagram só para postar diariamente imagens da Serra das Areias. Sejam imagens das belezas, sejam imagens de degradações, da serra e de outros locais diretamente ligados a ela, como o Rio Dourados,  Córrego das Lages e ribeirão Santo Antônio.
O perfil escolhido é o @serradasareiasgo

Quem puder seguir ou apenas divulgar para outras pessoas, nós agradecemos muito! A recompensa será maior qualidade de vida para todos nós e para fauna e flora da região!

Mais pessoas engajadas é maior pressão popular!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.