Ação de plantio – Fazenda Poções – Abadia de Goiás

O Cerrado, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, também conhecido como berço das águas, agoniza. Um bioma com muitos milhões de anos que desaparece a passos largos. A descoberta de que suas terras eram férteis, bastando apenas corrigir a sua acidez, selaram seu destino a partir da década de 70. O resultado disso começou a aparecer, as secas tem se tornando uma constante e a tendência é que as coisas piorem para todos nós. Mas o que fazer para pelo menos mitigar essa destruição? Se pensou plantar, é isso mesmo. Devemos plantar muito. É o que eu, você e todo mundo podemos fazer de mais prático.

Uma onda de solidariedade começou a surgir com força. Pessoas se mobilizam  em grupos nas redes sociais para realizar plantios em vários locais: em praças, lotes ou em áreas que foram degradadas no passado. É um trabalho de formiguinha que vai fazendo a diferença. As mudas são conseguidas principalmente através de doações, de pessoas físicas, floriculturas, viveiros, prefeituras e até dos batalhões ambientais da polícia. São mudas de espécies nativas do Cerrado: Ipês, imburuçus, pequizeiros, sangras d’água e tantas outras. É a esperança de que algo pode mudar.

Recentemente realizamos um plantio na área da nascente do córrego Poções, na fazenda de mesmo nome. O Poções é um importante afluente do rio Dourados, que por sua vez é um importante rio da bacia do rio Meia Ponte. A região é bastante bela. É formada por várias nascentes e por uma mata exuberante. A área escolhida para o plantio foi justamente um trecho desmatado no passado e que, segundo um dos seus atuais proprietários, o sr. Dennes, tinha uma nascente que possuía muita água e infelizmente hoje em dia seca na estiagem.

A ação começou bem antes da data, quando foi mapeada a área do plantio e também foram conseguidas as mudas através da secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Abadia de Goiás. No primeiro dia do plantio conseguimos também uma doação de mudas do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Goiás através da pessoa do Sr. Ivan Bento. Tudo aconteceu nos dias 1 e 2 de dezembro de 2018. Éramos 6 pessoas e conseguimos furar cerca de 90 buracos e realizar o plantio em todos. Nem a chuva foi capaz de nos abater. Foram dias cansativos já que tínhamos apenas cavadeiras manuais, mas nem por isso, apesar de todo o cansaço físico, desistimos. Por trás disso existe um propósito muito maior que é o de repovoar o Cerrado com mudas nativas e assim deixar com que a mãe natureza assuma o resto do processo, trazendo de volta a fauna e as águas que há tempos se foram. Participaram da ação, além dos proprietários da área, integrantes do Instituto Altair Sales, Nós + Plantas, Guia Ecológico e SOS Cerrado.

Agradecemos a todos que tiraram parte do seu tempo para ajudar em ações como essas. E assim vamos seguindo, em breve teremos mais ações em vários pontos nas regiões circunvizinhas. Caso tenha interesse em integrar o grupo e ser um dos plantadores, deixe uma mensagem nos comentários. Faça a diferença, a natureza agradece!

Link para vídeo com entrevista no local

https://video.fgyn4-1.fna.fbcdn.net/v/t42.9040-2/10000000_352195492205555_328860367339913216_n.mp4?_nc_cat=100&efg=eyJ2ZW5jb2RlX3RhZyI6InN2ZV9zZCJ9&_nc_ht=video.fgyn4-1.fna&oh=78a3be837962ce93db97d294cfa0686f&oe=5C108065

Imagens

 

 

Anúncios

2 comentários em “Ação de plantio – Fazenda Poções – Abadia de Goiás

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.