3 edições reunidas das Expedições Manuelzão Rio das Velhas

Para aqueles que como eu, se interessam por expedições por rios, e que além do mais, estão carregadas de sentido, como por exemplo a luta pela recuperação e conservação de uma bacia, posto abaixo as 3 expedições que ocorreram ao longo do rio das Velhas em Minas Gerais, o principal afluente da margem direita do rio São Francisco.

Imagine descer por 3 vezes o rio das Velhas e explorar alguns de seus afluentes. Enfrentar a distância, o sol, dores, o cansaço, em certos trechos águas poluídas e fétidas, mas ser ovacionado pela população por onde passa, mobilizar grupos locais e regionais, estabelecer metas para que os governantes cumpram e ter certeza que ao final tudo vale a pena?

Confesso que logo que descobri sobre as expedições do projeto Manuelzão resolvi pesquisar mais a respeito e fiquei ainda mais fã do trabalho. Vi sobre a história do projeto e toda suas conquistas para a bacia do rio das Velhas.

Para quem não conhece o belíssimo trabalho realizado pelo projeto Manuelzão, segue um trecho de sua história e logo depois todos os vídeos das 3 expedições já realizadas.

O Projeto Manuelzão foi criado em janeiro de 1997 por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da UFMG. O surgimento do Manuelzão está ligado às atividades do Internato em Saúde Coletiva (“Internato Rural”), disciplina obrigatória da grade curricular do curso de Medicina em que os estudantes passam três meses em municípios do interior de Minas Gerais desenvolvendo atividades de medicina preventiva e social. O histórico das experiências desses professores e estudantes revelou que não bastava, período a período, medicar a população. Mais que isso, era preciso combater as causas das doenças. A partir da percepção de que a saúde não deve ser apenas uma questão médica, foi esboçado o horizonte de trabalho do Projeto Manuelzão: lutar por melhorias nas condições ambientais para promover qualidade de vida, rompendo com a prática predominantemente assistencialista.

A bacia hidrográfica do rio das Velhas foi escolhida como foco de atuação. Essa foi uma forma de superar a percepção municipalista das questões ambientais. A bacia permite uma análise sistêmica e integrada dos problemas e das necessidades de intervenções.

Clique aqui para conhecer a história completa e acessar o site.

Abaixo os vídeos das expedições:

Expedição pelo Rio das Velhas (2003)
Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4
https://www.youtube.com/watch?v=KSbUdPHILVc

Expedição pelo Rio das Velhas (2009)
https://www.youtube.com/watch?v=X3UZ1mz02a0

Expedição pelo Rio das Velhas (2017)
https://www.youtube.com/watch?v=4KYLEXUIdE8

 

Conteúdo Relacionado

Ouvindo o Arrudas
Rio São Francisco, o Velho Chico
Revistas projeto Manuelzão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.