05 de Junho – Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente!

Segundo a Wikipedia, o meio ambiente (do termo latino ambiens/ambientis, com o sentido de envolver algo), é o conjunto das substâncias, circunstâncias ou condições em que existe determinado objeto ou em que ocorre determinada ação. Envolve todas as coisas vivas e não vivas que existem na Terra. Afeta os ecossistemas e a vida dos seres que vivem nela. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestruturas de ordem física, química e biológica que permitem abrigar e reger a vida em todas as suas formas.

Natureza e meio ambiente parecem ser uma coisa só, na visão de muita gente. Não é. A natureza é apenas parte do meio ambiente. Qualquer ação que ocorre nesse meio afeta a todos os organismos, vivos ou não vivos a nível local ou global. O fato de muitos acharem que meio ambiente e natureza são sinônimos é porque nos dias atuais, as agressões a natureza interferem diretamente em nossa qualidade de vida. Atualmente o ambiente no qual passamos a maior parte de nossas vidas são as cidades. Uma cidade é um tipo de meio ambiente o qual chamamos urbano.

Segundo dados recentes do IBGE, cerca de 84,36% da população brasileira se concentra nas cidades. A cidade é um ambiente hostil inclusive para os seres humanos, mas conscientemente não nos damos conta disso. Por mais estranho que possa parecer, nós mesmos a tornamos um ambiente assim. Talvez com todos os avanços científicos e tecnológicos achamos que não precisaríamos estar tão conectados a natureza, o que cada vez mais tem nos mostrado que se trata de um grande engano. Ao criarmos esse ambiente a parte, afastamos a natureza dos seres humanos, prejudicando nossa saúde e por consequência nossa qualidade de vida cai a níveis cada vez mais preocupantes. Estamos ficando progressivamente mais doentes e infelizes.

No campo não está tão diferente, para alimentar cada vez mais a nossa sanha consumista, estamos destruindo também nossas matas, nossos rios, nossos animais. Se hoje falta água é porque o rio que nasce no campo não consegue mais suprir nossa demanda. Se as vezes falta alimento é porque o clima não é mais o mesmo e o regime de chuvas, seca, calor ou frio está desregulado. Somos parte de um todo. O meio ambiente é isso, é o todo. Se modificamos muito um determinado local, fatalmente seremos afetados, mesmo que distantes de lá. Estamos todos conectados, seja no Brasil, seja no mundo. E essa conexão não tem nada a ver com a grande rede  a qual chamamos de internet.

Sejamos conscientes, uma mudança lá, é uma mudança cá. Reconectemos com a natureza, inclusive nas cidades e voltemos a ter paz, amor e saúde em nossa vida. O Meio Ambiente agradece!

Feliz Dia Mundial Do Meio Ambiente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.