Skip to content
Anúncios

Crianças, Natureza e Meio Ambiente

Educar a criança exige olhar para o todo, pois, os valores que as crianças aprendem dentro da família são os que elas exteriorizarão no futuro diante do mundo. Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para os nossos filhos, quando vai nos ocorrer pensar em melhores filhos para o futuro do nosso planeta?

Pensando nessa frase é que percebemos o quanto é importante educar e buscar meios de ensinar aos nossos filhos acreditando que a educação que se recebe em casa é o que determina as atitudes dos filhos diante do mundo. Não importa se somos pais, avós, tios, padrinhos ou professores, todos devemos estar atentos ao progresso das crianças e tentar transmitir os princípios corretos da melhor forma possível. Os bons valores devem ser aprendidos ainda na infância e transmitidos de pais para filhos, como uma herança. Só assim é possível garantir que as crianças de hoje se tornem adultos melhores amanhã.

Entretanto a complexidade da questão não envolve apenas o ambiente interno ao qual a criança convive, mas também aos outros pilares principalmente do planeta Terra que vivemos. Hoje a preservação do meio ambiente tem sido foco em todo o mundo, mobilizando indivíduos, empresas, organizações e governos, o que facilita a propagação de informações quanto ao estado atual dos ecossistemas; os perigos e riscos que eles correm e que estão relacionados às ações humanas; as consequências destas ações nos reinos: vegetal, mineral e animal; e também as formas de prevenção e recuperação deles. Ensinar sobre a preservação do meio ambiente para crianças requer técnicas e atividades que despertem a vontade de agir, a curiosidade, criatividade e interação, levando ao aprendizado sob forma divertida e descontraída.

Nada melhor do que a pratica a visitação ao local real onde tudo acontece na natureza. Quanto mais próximo dela mais consciência se desperta na criança. É essencial a visita ao meio ambiente em degradação, ou seja, apresentar o local sendo destruído na sua realidade de sofrimento da mãe natureza. Falar e apresentar o excesso de poluição na natureza causado pelo mal comportamento da humanidade, de um mundo consumista em razão da pouca conscientização que temos. É portanto fundamental preservar a natureza para continuarmos recebendo tudo de bom que ela nos oferece.

Como família: pai ou mãe dessa criança, devo me sentir na obrigação de buscar por uma integração dela junto a natureza. Em uma visitação no local, a criança tende a absorver muito mais informações através da visão do que por qualquer outro sentido. Podendo assim em campo pensar e elaborar questionamentos de como mudar essa realidade e fazer acontecer praticando ações que possam fazer a diferença até mesmo no dia a dia. São essas ações próprias daqueles que se tornam ambientalistas mirins que os transformam em agentes benéficos ao meio ambiente, podendo interferir diretamente na preservação do mesmo.
Conhecendo e aprendendo essas ações essas crianças vão repassar esse ensinamento para os que convivem com elas. E esse é o primeiro passo para se começar a conscientização dos pequenos no que diz respeito à sustentabilidade.  Será essa tal consciência responsável pela reflexão da espécie humana em torno dos impactos negativos dos seus atos diante do meio ambiente.
Autor(a): Erica Souza
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: