Dia Mundial da Água – A Crise hídrica é uma realidade cada vez mais presente

Dia Mundial da Água – A Crise hídrica é uma realidade cada vez mais presente

Hoje é o Dia Mundial da Água, 22 de março, como sempre em minhas postagens sobre essa data, não há razão para comemorar.  Aliados às mudanças climáticas, os desmatamentos e diminuição das áreas de recarga estão criando uma situação cada vez mais grave e perigosa. A crise hídrica já se faz muito presente e estamos na iminência de conflitos por água. O ano de 2016 foi só um aperitivo do que está por vir. Estamos em situação de inércia, precisamos tomar uma atitude para preservar a nossa própria vida e a vida de nossos descendentes.

Há alguns anos li um relatório da CIA ( Central Intelligence Agency) do governo norte americano que dizia que em 2025 os conflitos por água cresceriam bastante. Se hoje a briga é por petróleo e seus derivados  que nem são indispensáveis a vida, imaginem o que pode ocorrer em um conflito por água,  o risco que corremos por estar em um país riquíssimo nesse recurso.

Vejo nas cidades o quanto há desperdício, o quanto de água que está contaminada por esgotos, resíduos sólidos. Os rios e córregos que correm nas zonas urbanas estão todos doentes, cheios de erosão, assoreamento, ocupações irregulares.  Situação não mais confortável estão os rios que correm  na zona rural que também não escapam da poluição por conta de agrotóxicos ou mesmo das atividades de pecuária ou das erosões e assoreamento provocados pelo desmatamento.

Em resumo, as nascentes dos rios estão morrendo, as árvores estão sumindo, o berço das águas que é o Cerrado praticamente se foi, os poucos vestígios que ainda restam pouco a pouco vão cedendo lugar a sanha do agronegócio. Não sou contra a produção de grãos ou a pecuária, mas quando um negócio começa a visar majoritariamente o lucro a tendência é que as coisas tendem a perder o controle.

A situação é grave e exige ações urgentes, já passou da hora de refletirmos, agora é agir. Coloco abaixo uma reportagem que saiu na Folha que mostra que os alertas de seca aumentaram 409% em um período de 13 anos. Segue link abaixo:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1868239-alertas-de-seca-disparam-no-brasil-e-crescem-409-em-periodo-de-13-anos.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s