Você conhece a fruta do Sabiá?

Você conhece a fruta do Sabiá?

É difícil achar aqueles que não se agradam do canto dos pássaros. Alguns gostam tanto de seu som os querem por perto o tempo inteiro e por isso até os criam em gaiolas em suas residências. Eu particularmente não gosto, pois prefiro ver os pássaros livres e vindo até o meu quintal, pousar nas árvores e me encantar com sua grande variedade de sons.

Existem algumas formas para se atrair os pássaros mas, existe uma em particular que é a melhor. O plantio de espécies de plantas frutíferas cujos frutos servem de alimentos ao mais diversos tipos de pássaros. Uma das plantas mais indicadas para tal é a Fruta do Sabiá (Acnistus Arborescens) devido às suas características únicas. É uma planta que ocorre desde o Caribe e América Central, até a Região Sudeste do Brasil. Geralmente em ambientes em processo de regeneração. A primeira floração da planta é muito rápida, leva de 8 a 12 meses após o seu plantio. Ela possui flores brancas em cachos e suas frutas são de tom alaranjado. A planta é compacta e pode ser plantada até em vasos. É uma espécie arbustiva que cresce de 1 a 2 metros, podendo chegar ao máximo de 4 metros dependendo das condições favoráveis da região. Tem galhos finos e frágeis e madeira pouco resistente. Frutifica da primvera ao verão e faz a alegria dos pássaros nesse período. Atrai também algumas espécies de peixe, ou seja, pode ser plantada inclusive na proximidade de rios e lagos.

Entre as espécies de pássaros que são atraídas pela planta temos os Sabiás, tico-ticos-rei, saíras, tiês, sanhaços, gaturamos, juritis, chocões-barrados, tucanos, bem-te-vis, e vários outros.

É muito fácil de cultivar, aprecia solos organo-argilosos e que retenham um pouco de umidade. Precisa de luz solar direta ou indireta para vegetar com vigor. Vai bem climas subtropicais e tropicais. É uma planta muito aconselhada para reflorestamento, recuperando áreas degradadas em curtos períodos de tempo.

Não importa qual seja sua intenção, se a de atrair mais pássaros para próximo de sua casa ou realizar um reflorestamento, o importante é que você estará prestando uma imensa boa ação ao nosso Meio Ambiente pois, com a destruição de nossas florestas, os pássaros estão migrando para as cidades em busca de alimentos e nem sempre são capazes de encontrá-los na quantidade suficiente. Por isso, o plantio de espécies como a Fruta do Sabiá é de vital importância para a manutenção da vida de diversas espécies.

Para maiores informações a respeito da planta, sobre o projeto idealizado pelo Sr. José Renato Resende e de como adquirir sementes, clique aqui nesse link.

Fonte: http://www.frutadosabia.com.br.
Acessado em 13/11/16

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s