Dia 21 de Setembro

Dia 21 de Setembro

dsc_0122

“As árvores somos todos nós”

Hoje é Dia da Árvore, 21 de setembro. Todo ano costumo escrever algo para homenagear ou alertar todos sobre os revezes que esses impressionantes seres que habitam nosso planeta estão sofrendo.
São tantos os benefícios que as árvores trazem para nós seres humanos e já são tão conhecidos os transtornos gerados pela falta delas que ainda me pergunto porque não são melhores tratadas.

Para começar as raízes das árvores reduzem a velocidade da água da chuva com suas raízes ou folhas caídas, facilitam a infiltração dessa no solo, abastecendo o lençol freático e com isso promovem a manutenção das nascentes. Também servem de abrigo para animais, seja como morada, ou com sua sombra para proteção contra o calor. Seus frutos e flores servem de alimento, As abelhas do pólen se servem para produzir o mel.  Não vou nem mencionar a utilidade comercial e medicinal das árvores para o homem. Elas também inspiram com sua beleza, transpiram e oxigenam. Reduzem poeira, sons e com suas folhas que caem no chão promovem a renovação do solo.

No campo, infelizmente estão sendo substituídas por grandes áreas para pastagens e para agricultura em geral. Quando não queimam até virar carvão e cinza.
Nas cidades as árvores estão dando espaço a projetos paisagísticos cujo único propósito é de embelezar, não de ser útil a natureza. Costumo chamar esses projetos de jardins Gourmet.

O resultado não poderia ser outro, cada vez mais a população está sentindo o efeito do calor e da falta d´água. A alteração do ciclo hidrológico, e a pouca infiltração da água no solo estão causando a baixa do lençol freático e a seca tem devastado diversos locais na época da estiagem.

Se tão úteis, por que estão sumindo de maneira tão acelerada?

Que o dia 21 de Setembro seja sempre um momento de reflexão.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s