Vem dia 21, vai dia 21. E as árvores vão sumindo…

cerrado queimado

Hoje é dia 21 de Setembro, dia da Árvore. É um dia para muita reflexão. Infelizmente a data de hoje vai passar batida para a maioria das pessoas. Não é uma data comercial, portanto não é muito falada.

No ambiente urbano é cada vez menos comum nós vermos árvores nas portas ou nos fundos dos quintais das casas. Atrai insetos, dizem alguns. É esconderijo de bandidos, suja a casa, dizem outros. As árvores das ruas estão cedendo lugar ao vazio, ou simplesmente aos arbustos ou jardins cuja função é apenas decorativa.

Nas beiras dos córregos das cidades elas sumiram, deram espaço ao concreto ou aridez dos capins e suas erosões. As matas que ainda restam, teimam em se manter de pé, quando não são sorrateiramente derrubadas para dar lugar a uma roça de milho ou a uma nova construção.

Como refugiadas de uma guerra, as aves estão migrando em peso para esse ambiente urbano, insalubre pra elas, mas única opção de alimento. Elas fogem das matas que, num processo acelerado, estão deixando de existir.

O Cerrado, o berço das águas é o bioma que tem mais amargado perdas, cedendo espaço para lavouras a perder de vista ou para a criação extensiva de gado. E pensar que até a década de 70 o Cerrado era considerado pouco fértil devido a sua acidez e ao alto teor de alumínio no solo. O que foi resolvido corrigindo o PH dele com a utilização de calcário. Hoje é o berço dos grãos, traz altíssima lucratividade para quem planta mas que tem cobrado um altíssimo preço da fauna, flora e das águas.

O resultado disso? Com certeza você está sentindo.

Sem árvores, secam-se as águas, secam-se os solos, seca-se a vida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s