Cidades desperdiçam sua água ao contaminá-las com esgoto

Córrego Palmito

Abaixo posto o link de uma reportagem do UOL que mostra essa degradante forma de se desperdiçar água, a contaminação das águas por esgoto. É o que eu sempre digo nas minhas palestras sobre o que acontece aqui na minha cidade, Goiânia. Um dos seus ribeirões, o Anicuns, recebe contribuições de diversos córregos, e por isso, possui uma boa quantidade de água apesar de sua curta extensão. Porém, suas águas estão bastante comprometidas por conta do lançamento de esgoto, e por isso, não podem ser aproveitadas para abastecimento humano. Tenho certeza que suas águas poderiam ser utilizadas para abastecer diversos bairros em Goiânia, claro que em quantidade menor do que os dois outros sistemas, o Meia Ponte e o João Leite. Goiânia ainda está bem perante ao quadro atual de outras cidades, que muitas vezes dependem de um único manancial que já se encontra com suas águas bem comprometidas, colocando em sério risco o abastecimento de água da cidade.

“Precisamos reconhecer que usar rios para diluir esgotos é a forma mais perversa e absurda de desperdício de água e que combater as fontes de poluição, na origem, a exemplo de países que recuperaram seus grandes rios, pode ser mais rápido e eficiente.”

Segue o link:

http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2015/03/22/diluir-esgotos-em-rios-e-a-forma-mais-perversa-de-desperdicar-agua.htm

Para entender sobre a classificação das águas antes de ler a reportagem:

https://guiaecologico.wordpress.com/2012/03/28/voce-sabe-como-as-aguas-sao-classificadas/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s