Grande erosão no córrego Água Branca

Não estive na época para comprovar, mas acredito que pelo relevo da região, que é um planalto, pelo solo, pelo tamanho das árvores da região e uma porção de outros fatores, o córrego Água Branca era um dos mais bonitos que haviam em Goiânia antes de sua urbanização descontrolada e desordenada.  Atualmente o córrego foi relegado a um vale desolado, cercado por invasões, erosões e poluição.

O objeto deste post é apenas o de denunciar uma grande erosão que está ocorrendo justamente em cima de um grande ponto de lançamento de esgoto pela Saneago. Quem é o autor da denúncia é o morador Cléber do Ramalho, companheiro de luta, que se incomoda e muito com o descaso do poder público. Ele relata que o problema é grave e se não for solucionado até as próximas chuvas pode colocar em risco a linha férrea ou até mesmo uma torre de transmissão de alta tensão que passam próximas ao local.

A galeria abaixo mostra nas duas primeiras fotos, como era o local em 2011, as outras fotos são de Agosto de 2013. A erosão avançou bastante, jogando toneladas e mais toneladas de sedimentos rio abaixo, o que contribui ainda mais para o assoreamento do rio Meia Ponte e expõe um grave problema que é o lançamento não tratado de esgoto diretamente no córrego, que já é sabido de todos, mas faltam recursos para a finalização das obras para interceptação e tratamento do esgoto em questão. Outro problema é a galeria de água pluvial que fica ao lado e não possui nenhum tipo de redução da energia das águas que saem pelo cano e que tornam a situação ainda mais crítica. Informei a Saneago sobre o problema para que eles fossem até o local e verifique o melhor a fazer na área. Provavelmente a prefeitura de Goiânia será envolvida no processo, pois tem tudo a ver com o fato. O protocolo do atendimento na Saneago foi o 40701422011.

Um comentário em “Grande erosão no córrego Água Branca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s