Você conhece o Araçá?

Fruto do Araçazeiro
Araçá plantado lá em casa.

O Araçá é uma fruta pequena, arredondada, de cor amarelada, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. Sua polpa varia de cor segundo a espécie mas costuma ser esbranquiçada, adocicada, sendo pouco ácida, suculenta, aromática, lembra o sabor da Goiaba, mas com um perfume um pouco mais doce. Contêm muitas sementes em seu interior. Os frutos atraem várias espécies de pequenos pássaros.
A Frutificação acontece na primavera e verão.

O araçazeiro é uma árvore pequena, tipo arbusto de até 8 metros, tronco com casca lisa, acastanhada a cinza, que se desprende em placas finas, muito semelhante a goiaba.
Suas folhas são simples, pequenas, medem de 5 a 10 cm de comprimento por 3 a 6 cm de largura, avermelhadas quando jovens.
As flores são hermafroditas, pequenas, brancas-esverdeadas.

Créditos: Arara.fr

Quanto ao aspecto nutritivo, o araçá possui vitamina A, B, C, além de altas taxas de proteína e carboidratos.

É usado no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada.
Existem vários tipos de araçá, sendo os mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pêra, o araçá-rosa e o araçá-piranga.

Cresce bem em solos de baixa fertilidade, com pH aproximado de 4,0 a 4,5 e em regiões com chuvas desde 1.700 mm até 3.150 mm anuais, e temperatura média ao redor de 25ºC.

O araçazeiro é uma Myrtaceae encontrada em estado silvestre no Brasil, da Bahia até o Rio Grande do Sul. O seu nome vem do tupi guarani e significa “fruto que tem olhos” em alusão as sépalas que dão a aparência de olho no fruto. Nos Cerrados Goianos, onde moro, sua ocorrência é comum, porém, bem inferior a de outros frutos típicos desse tipo de bioma.

O araçá tem baixa susceptibilidade a doenças e pragas, com exceção à mosca da fruta. É um componente indispensável em sistemas agroflorestais, sejam eles destinados à recomposição de áreas degradadas ou para fins econômicos.

Na recomposição de áreas de preservação permanente ele tem uma função especial, pelo fato de ter crescimento rápido e de atrair a fauna.

Referências bilbiográficas:

Portal São Francisco

Arara

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s