21 de Setembro é o Dia da Árvore – Árvores em ambientes urbanos

Créditos – Turkin – prefeitura de Maringa

Hoje é o dia da árvore

Árvore, definição da Wikipedia:

Segundo o dicionário árvore é um vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo. Em termos biológicos é uma planta permanentemente lenhosa de grande porte, com raizes pivotantes, caule lenhoso do tipo tronco, que forma ramos bem acima do nível do solo e que se estendem até o ápice da copa. Os arbustos, além do menor porte, podem exibir ramos desde junto ao solo. Desta maneira apenas as gimnospermas e angiospermas dicotiledôneas lenhosas são consideradas espécies arbóreas.

Segundo a mesma Wikipedia, “uma única árvore é capaz de sustentar uma infinidade de vida, desde seres microscópicos, como bactérias e protozoários, e fungos, a seres mais complexos que fazem dela moradia ou área para caça tais como aranhas, insetos, como formigas, cupins, vespas e abelhas, e pequenos anfíbios e répteis, ou ainda mamíferos, como macacos, morcegos e até felinos. A diversidade chega ao ponto de que em uma única árvore da Mata Atlântica ter sido encontrada cerca de 20 diferentes tipos de plantas, a maioria bromélias, que vivem por meio do epifitismo.
Essa característica torna o dossel florestal o ambiente com maior diversidade de vida numa floresta. O dossel é composto pela copa das árvores e abriga um imenso número de plantas e animais, sendo estimado que esse ambiente abrigue cerca de 18 milhões de espécies, abrigando grande parte da vida das florestas tropicais.”

As árvores nas cidades também possuem papel importante, pois, em muitos casos é fonte de alimentação e morada de aves e outros animais, regulam o micro clima do ambiente urbano, abafam o som, além de nos dar uma ótima sombra e nos encantar com sua beleza única. Uma cidade sem árvores, é uma cidade fria, triste, sem a presença do canto alegre dos pássaros que dela se aproveitam.

Infelizmente a concepção das pessoas sobre a importância da árvore nos ambientes urbanos está ficando cada vez mais limitada. No desequilibrado ambiente urbano, não só as pessoas adoecem, mas também as árvores. Árvores doentes devem ser substituídas, até mesmo por conta da segurança de pedestres e do patrimônio público ou privado, o correto seria então substituir e não remover. O fato é que aqui em minha cidade, Goiânia, existe uma remoção indiscriminada de árvores em detrimento principalmente das fachadas do comércio em geral. Moradores irritados com a queda das folhas das árvores em certas épocas do ano, também agilizam o adoecimento ou até a morte da árvore para que esta seja removida, já que eles não podem fazer seu corte por conta própria sob o risco de multa. Crimes então são cometidos: árvores com o tronco descascado, fogo no pé da árvore, envenenamento, as mais diversas as formas de ataque são utilizadas para que haja êxito.

A consequência disso é que o ambiente aqui está ficando cada vez mais quente, abafado, poluído. Existem bairros onde são formadas verdadeiras ilhas de calor, e é quase insuportável andar por eles em certos horários do dia. Se antes as pessoas se gabavam de ter grandes quintais, com muitas árvores frutíferas, que além de fazer a alegria das crianças e dos animais, fornecia um clima muito mais ameno, agora surgem imensos arranhas céus, apertados entre espaços exíguos, substituíndo aos poucos os grandes lotes e as árvores que ali ficavam. O conceito do mínimo espaço, sendo aproveitando ao máximo.

Mesmo os parques que se multiplicam na cidade não são capazes de amenizar a paisagem dura e fria que invade silenciosamente os bairros, alias, a cada surgimento de um parque, vários prédios são construídos ao seu redor, impactando sensívelmente a função principal do mesmo. Goiânia caminha na contramão de muitas cidades brasileiras e no mundo, exemplos como Londrina e Maringa, ambas no Paraná, deveriam ser seguidos, cidades que mantém ruas muito arborizadas. Não é o fato de se criarem parques que muda a situação das ruas não possuírem árvores.

Acredito que a população precisa valorizar as árvores que existem em sua cidade, zelar pela sua manutenção, apreciar sua beleza, desfrutar de sua sombra, a beleza de suas flores, permitir a interação de suas crianças. Uma cidade sem árvores é uma cidade sem vida! Um feliz Dia da Árvore! Feliz 21 de Setembro.

Mais e você, o que pensa sobre isso? Como está sua cidade? Comente!
Referência Bibliográfica: Wikipedia

2 comentários em “21 de Setembro é o Dia da Árvore – Árvores em ambientes urbanos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s