Início > Vídeos > Projeto de Fossa séptica econômica com melhores explicações

Projeto de Fossa séptica econômica com melhores explicações

Seguindo a dica de um leitor do blog, o Danilo Tostes, ele me informou um vídeo com resolução superior e que explica de maneira bem mais clara a implementação desse tipo de fossa. Segue o vídeo abaixo.

  1. Denilson
    março 1, 2013 às 8:52 pm

    Boa noite augusto! Vendo seu comentario p a Sabrina vi que vc infrma p qual quantidade de pessoas, no meu caso vai ser p umas doze pessoas p uma casa de campo que vai ser usada nos finais de semana.4 barris é o suficiente?? Aguardo seu retorno.

    • março 7, 2013 às 9:12 am

      Bom dia Denilson,

      É suficiente, desde que desvie a água do chuveiro diretamente para o sumidouro, para não comprometer o processo.

  2. Alan Rodrigo da Rocha
    março 12, 2013 às 2:14 pm

    Bom dia, sr. Ernesto. Estamos pensando sériamente em instalar as fossas aqui em casa, mas temos algumas dúvidas:
    1-Há problema de haver uma curva no cano da vala final, pois o nosso quintal não tem 6m de comprimento?
    2-É como entendi, apenas o cano do esgoto do banheiro deve ir para o primeiro barril? Nesse caso os canos da cozinha e lavaderia deveriam ir para qual deles?
    3-Se faz necessário um cano de respiro sobre as fossas? Se for, em quais delas devo colocá-lo?
    Desculpe as dúvidas.
    Grato

    • março 14, 2013 às 10:15 am

      Olá Alan, as respostas seguem abaixo:

      1 – Pode existir curva, não tem problema.
      2 – Coloque o do banheiro no primeiro barril e o do chuveiro, da cozinha e lavandeira no terceiro
      3 – O respiro pode ser no primeiro e no segundo barril.

  3. Tiago
    abril 3, 2013 às 4:28 pm

    Amigo,
    O pedreiro so deixou uma saida com agua da pia e chuveiro e não da pra alterar pois ja está com piso. È possivel fazer o projeto mesmo assim? Obrigado!

    • abril 5, 2013 às 9:39 am

      Bom dia Tiago,

      Perde um pouco da eficiência, mas é possível sim. Obrigado pela visita. Abs.

  4. Heitor
    maio 1, 2013 às 7:03 pm

    Moro perto de um lençol freático e irei fazer essa fossa séptica mais tenho algumas dúvidas:
    Dentro dos barris eu coloco o que? posso fazer com caixa dágua? qual é o nome desse barril bomba que você diz no vídeo?
    Obrigado

    • maio 14, 2013 às 9:27 am

      Bom dia Heitor,

      O nome do barril é bombona. Você pode utilizar caixa d’água, só que o custo já não vai ser mais tão econômico. Dentro do barril você não precisa colocar nada, as próprias bactérias presentes no esgoto realizam o tratamento. Pelo fato de ser próximo a um lençol freático, é melhor utilizar na saída uma vala de infiltração.

  5. diego
    agosto 4, 2013 às 2:47 pm

    ola ! no material da embrapa diz que nao se deve usar caixas menores que 1000 litros pois perderia a eficiencia isso corresponde ?

    • novembro 21, 2015 às 6:01 pm

      Olá Diego. Não conheço o sistema da Embrapa. Mas se no caso explanado perdesse a eficiência ele não seria utilizado por tantas comunidades com resultados excelentes.

  6. Marcos
    janeiro 13, 2014 às 9:19 pm

    boa noite! nesse tipo de fossa as bactérias consomem todo o material ou tem alguma manutenção a ser feita? o que seria? e quanto tempo de intervalo?
    aguardo. Obrigado.

    • novembro 21, 2015 às 5:59 pm

      Olá Marcos. O intervalo depende de frequência de uso, da quantidade e pessoas. Por ser um processo de tratamento praticamente anaeróbio há a formação de lodo e com o tempo é necessário sim a manutenção.

  7. DAVID
    abril 7, 2014 às 8:20 pm

    BOA NOITE
    ESSA FOSSA PODE SER PRA QNTAS PESSOA , NO CASO EM UM CONDOMINIO COM MUITAS CASA 17 CASAS PODE UTILIZAR ESSA FOSSA?

    • novembro 21, 2015 às 5:58 pm

      Olá David. O sistema deve ser individualizado para cada residência.

  8. Tânia Santi
    setembro 1, 2014 às 10:33 pm

    Boa noite Augusto, eu estou com uma dúvida em relação a esse sistema… Não é necessário fazer o esgotamento da primeira bombona depois de um tempo? Esse sistema é totalmente auto suficiente?

    • novembro 21, 2015 às 5:57 pm

      Olá Tânia. Após um bom tempo estou de volta respondendo as dúvidas do pessoal sobre as fossas. De tempos em tempos é necessário fazer o esgotamento, visto que em processos anaeróbios ( ausência de oxigênio) a matéria orgânica é mineralizada e por isso existe a formação do lodo que com o tempo vai enchendo principalmente as duas primeiras bombonas.

  9. outubro 29, 2014 às 1:11 pm

    Pesquisando na Net a procura duma resolução para o problema que estou vivendo, encontrei o teu bog. O meu problema é: a minha casa ainda não foi habitada, mas já tenho a fossa de casa quase cheia apenas de água que provem do solo! Como posso resolver esse problema?

    • novembro 21, 2015 às 5:55 pm

      Olá Hermenegildo. O interessante das bombonas é que elas impedem a infiltração de água que provem do solo, o sistema é fechado. Por isso acho interessante sim você fazer esse sistema e usar a sua fossa apenas como sumidouro. Provavelmente o lençol freático onde você mora é superficial.

  10. Anderson de oliveira
    fevereiro 18, 2015 às 7:25 am

    Oi amigo muito legal seu trabalho ,eu trabalho nas comunidades ribeirinhas e pretendo usar esse sistema,quantos galões devo usar para uma comunidade de 100 pessoas te agradeço de coração pelos esclarecimentos abraços

    • novembro 21, 2015 às 5:53 pm

      Olá Anderson, obrigado pela visita. No caso de uma comunidade de 100 pessoas acredito que é interessante você individualizar o sistema por residência pois senão seria necessário um sistema com capacidade bem grande o que encareceria o projeto.

  11. Anderson de oliveira
    fevereiro 18, 2015 às 7:38 am

    Oi amigo mais uma dúvida qual produto químico posso usar para limpeza da fossa que não vá prejudicar meio ambiente obrigado

    • março 17, 2015 às 6:09 pm

      Olá Anderson. A melhor forma de se efetuar a limpeza da fossa é utilizando os caminhões limpa fossa. As bactérias que fazem o trabalho sujo, ou seja, a transformação dos resíduos do esgoto em novos compostos, geram um lodo que periodicamente deve ser limpo para evitar o transbordamento da mesma. Obrigado pela visita.

  12. Ari
    fevereiro 20, 2015 às 1:15 pm

    Bom dia!

    Gostei muito da idéia.. Como outros comentários que vi por aqui, o lençol freático no meu terreno tambem está muito próximo da superficie.

    Minha pergunta é como evitar que as bombonas não se movimentem para cima com a pressão da água, no evento de inundações.

    Grato

    Ari

  13. Eduard Gabriel
    agosto 9, 2015 às 12:49 pm

    oi. To fazendo esse sistema aqui em casa, minha duvida: quando for instalar, tenho que encher de água antes? Pois tenho receio de que apos fechar o buraco e colocar terra por redor, o peso da mesma venha a pressionar as bombonas e danificalas. encher de agua limpa antes vai interferir no funcionamento dos primeiros meses de uso? Ou o certo é instalar elas e ir enchendo com o tempo, conforme vai se dando as descargas?

    outra duvida. tenho 4 bombonas, da de fazer um sumidouro com a n4? Como fazer?

    • novembro 21, 2015 às 5:51 pm

      Olá Eduard Gabriel, obrigado pela visita. Não é necessário colocar água antes não, a camada de terra que vai por cima não é suficiente para danificar a bombona. Deixe que a própria água servida encha as câmaras. O sumidouro é uma vala cavada na terra que permita que o líquido excedente infiltre no solo após passar pelas 4 bombonas, após receber o tratamento de redução da matéria orgânica por parte das bactérias. Você pode usar o sumidouro ou a vala de infiltração.

  14. Aurea
    novembro 9, 2015 às 7:56 am

    Pra onde vai a agua da terceira bombona? A primeira bombona não enche de residuos?

    • novembro 17, 2015 às 6:52 am

      Olá Aurea, obrigado pela visita. A água da terceira bombona pode ir para um vala de infiltração ou um sumidouro, conforme explicação no vídeo.

  15. Leandro
    novembro 18, 2015 às 8:46 pm

    Onde acho pra comprar essas bombonas,matérias de construções tem ? Excelente esse sistema! Gostei mto

    • novembro 21, 2015 às 5:48 pm

      Olá Leandro, obrigado pela visita ao blog. Aqui na minha cidade, Goiânia, existem lojas especializadas que trabalham com tambores e bombonas. Não sei se lojas de material de construção as tenha, pode ser que sim. Abs

  16. Leandro
    novembro 18, 2015 às 8:54 pm

    É extremamente necessário instalar esse suspiro na primeira bombonas?

    • novembro 19, 2015 às 5:05 pm

      Olá Leandro, obrigado pela visita. É recomendável a instalação para que o gás gerado na decomposição da matéria orgânica escape para o ambiente, senão ele vai causar mal cheiro no interior da sua residência.

  17. kiko sampaio
    fevereiro 12, 2016 às 8:41 pm

    olá Ernesto, em uma residencia na qual moram 4 pessoas, eu sei que é muito relativo, mas de quanto em quanto tempo tenho que fazer a limpeza da primeira bombona. Aproximadamente 1 mês, 6 meses, 1 ano, 2 anos, 10 anos…

    • março 17, 2016 às 11:20 am

      Deixe sempre uma caixa de inspeção para verificar a quantidade de sólidos na mistura. Sugiro você efetuar a limpeza quando a quantidade de sólidos ultrapassar 50% do volume da primeira bombona e assim por diante.

  18. cirley maria trajano da cunha
    abril 1, 2016 às 11:54 pm

    Olá estou fazendo uma pesquisa para a melhor forma de evolver a agua usada usada em uma residencia ser devolvida ao solo, sem danifica-lo, pelo embrapa, eles ensinam em como se fazer da agua dos sanitários voltarem como adubo, mas avisam que não se pode ter o uso de sabão e cloro, pois os mesmos não deixariam o processo acontecer, e com isso não dizem o que fazer com a agua dos banhos, da pia da cozinha e nem da maquina de lavar, gostaria de saber o que poço fazer com essa agua, pois adquiri um sitio no interior de SP, e la não tem rede de esgoto, preciso de ajuda

    • abril 28, 2016 às 4:01 pm

      Olá Cirley. Obrigado pela visita. O processo de degradação da matéria orgânica ocorre sim, mesmo na presença de sabão, pois os atuais são biodegradáveis. Ocorre que o processo se torna mais lento. As águas das pias e chuveiros são classificadas como águas cinzas e existe uma forma interessante de se trata-las com o uso de plantas. Procure se informar depois sobre essa maneira.

  19. Marcio
    abril 14, 2016 às 11:29 am

    Bom dia eu gostaria de saber se existe uma distância mínima permitida entre o sumidouro e o lençol freático! É também uma quantidade máxima de fossas sépticas e sumidouros por metro quadrado! Pois tenho uma área de 48.400 mts e vou construir 150 casas equivalentes a 16.000 mts de construção! Existe uma distância mínima entre uma e outra!

    • abril 28, 2016 às 3:58 pm

      Olá Marcio. Obrigado pela visita ao blog. Não existe distância mínima entre o lençol freático e o sumidouro. Infelizmente em regiões onde não existe rede coletora de esgoto é certo da contaminação do lençol freático independente se está perto ou longe do sumidouro. Só para te dar uma ideia quanto a quantidades: aqui onde moro foram construídas cerca de 25 casas em 5 mil m2. Cada casa possui uma fossa e um sumidouro. O que você deve respeitar é a distância mínima entre os lotes e as casas.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 578 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: