Projeto de Fossa séptica econômica com melhores explicações

Seguindo a dica de um leitor do blog, o Danilo Tostes, ele me informou um vídeo com resolução superior e que explica de maneira bem mais clara a implementação desse tipo de fossa. Segue o vídeo abaixo.

Anúncios

50 comentários em “Projeto de Fossa séptica econômica com melhores explicações

  1. Boa noite augusto! Vendo seu comentario p a Sabrina vi que vc infrma p qual quantidade de pessoas, no meu caso vai ser p umas doze pessoas p uma casa de campo que vai ser usada nos finais de semana.4 barris é o suficiente?? Aguardo seu retorno.

    Curtir

  2. Bom dia, sr. Ernesto. Estamos pensando sériamente em instalar as fossas aqui em casa, mas temos algumas dúvidas:
    1-Há problema de haver uma curva no cano da vala final, pois o nosso quintal não tem 6m de comprimento?
    2-É como entendi, apenas o cano do esgoto do banheiro deve ir para o primeiro barril? Nesse caso os canos da cozinha e lavaderia deveriam ir para qual deles?
    3-Se faz necessário um cano de respiro sobre as fossas? Se for, em quais delas devo colocá-lo?
    Desculpe as dúvidas.
    Grato

    Curtir

    1. Olá Alan, as respostas seguem abaixo:

      1 – Pode existir curva, não tem problema.
      2 – Coloque o do banheiro no primeiro barril e o do chuveiro, da cozinha e lavandeira no terceiro
      3 – O respiro pode ser no primeiro e no segundo barril.

      Curtir

  3. Amigo,
    O pedreiro so deixou uma saida com agua da pia e chuveiro e não da pra alterar pois ja está com piso. È possivel fazer o projeto mesmo assim? Obrigado!

    Curtir

  4. Moro perto de um lençol freático e irei fazer essa fossa séptica mais tenho algumas dúvidas:
    Dentro dos barris eu coloco o que? posso fazer com caixa dágua? qual é o nome desse barril bomba que você diz no vídeo?
    Obrigado

    Curtir

    1. Bom dia Heitor,

      O nome do barril é bombona. Você pode utilizar caixa d’água, só que o custo já não vai ser mais tão econômico. Dentro do barril você não precisa colocar nada, as próprias bactérias presentes no esgoto realizam o tratamento. Pelo fato de ser próximo a um lençol freático, é melhor utilizar na saída uma vala de infiltração.

      Curtir

  5. boa noite! nesse tipo de fossa as bactérias consomem todo o material ou tem alguma manutenção a ser feita? o que seria? e quanto tempo de intervalo?
    aguardo. Obrigado.

    Curtir

  6. Boa noite Augusto, eu estou com uma dúvida em relação a esse sistema… Não é necessário fazer o esgotamento da primeira bombona depois de um tempo? Esse sistema é totalmente auto suficiente?

    Curtir

    1. Olá Tânia. Após um bom tempo estou de volta respondendo as dúvidas do pessoal sobre as fossas. De tempos em tempos é necessário fazer o esgotamento, visto que em processos anaeróbios ( ausência de oxigênio) a matéria orgânica é mineralizada e por isso existe a formação do lodo que com o tempo vai enchendo principalmente as duas primeiras bombonas.

      Curtir

  7. Pesquisando na Net a procura duma resolução para o problema que estou vivendo, encontrei o teu bog. O meu problema é: a minha casa ainda não foi habitada, mas já tenho a fossa de casa quase cheia apenas de água que provem do solo! Como posso resolver esse problema?

    Curtir

    1. Olá Hermenegildo. O interessante das bombonas é que elas impedem a infiltração de água que provem do solo, o sistema é fechado. Por isso acho interessante sim você fazer esse sistema e usar a sua fossa apenas como sumidouro. Provavelmente o lençol freático onde você mora é superficial.

      Curtir

  8. Oi amigo muito legal seu trabalho ,eu trabalho nas comunidades ribeirinhas e pretendo usar esse sistema,quantos galões devo usar para uma comunidade de 100 pessoas te agradeço de coração pelos esclarecimentos abraços

    Curtir

    1. Olá Anderson, obrigado pela visita. No caso de uma comunidade de 100 pessoas acredito que é interessante você individualizar o sistema por residência pois senão seria necessário um sistema com capacidade bem grande o que encareceria o projeto.

      Curtir

    1. Olá Anderson. A melhor forma de se efetuar a limpeza da fossa é utilizando os caminhões limpa fossa. As bactérias que fazem o trabalho sujo, ou seja, a transformação dos resíduos do esgoto em novos compostos, geram um lodo que periodicamente deve ser limpo para evitar o transbordamento da mesma. Obrigado pela visita.

      Curtir

  9. Bom dia!

    Gostei muito da idéia.. Como outros comentários que vi por aqui, o lençol freático no meu terreno tambem está muito próximo da superficie.

    Minha pergunta é como evitar que as bombonas não se movimentem para cima com a pressão da água, no evento de inundações.

    Grato

    Ari

    Curtir

  10. oi. To fazendo esse sistema aqui em casa, minha duvida: quando for instalar, tenho que encher de água antes? Pois tenho receio de que apos fechar o buraco e colocar terra por redor, o peso da mesma venha a pressionar as bombonas e danificalas. encher de agua limpa antes vai interferir no funcionamento dos primeiros meses de uso? Ou o certo é instalar elas e ir enchendo com o tempo, conforme vai se dando as descargas?

    outra duvida. tenho 4 bombonas, da de fazer um sumidouro com a n4? Como fazer?

    Curtir

    1. Olá Eduard Gabriel, obrigado pela visita. Não é necessário colocar água antes não, a camada de terra que vai por cima não é suficiente para danificar a bombona. Deixe que a própria água servida encha as câmaras. O sumidouro é uma vala cavada na terra que permita que o líquido excedente infiltre no solo após passar pelas 4 bombonas, após receber o tratamento de redução da matéria orgânica por parte das bactérias. Você pode usar o sumidouro ou a vala de infiltração.

      Curtir

  11. olá Ernesto, em uma residencia na qual moram 4 pessoas, eu sei que é muito relativo, mas de quanto em quanto tempo tenho que fazer a limpeza da primeira bombona. Aproximadamente 1 mês, 6 meses, 1 ano, 2 anos, 10 anos…

    Curtir

  12. Olá estou fazendo uma pesquisa para a melhor forma de evolver a agua usada usada em uma residencia ser devolvida ao solo, sem danifica-lo, pelo embrapa, eles ensinam em como se fazer da agua dos sanitários voltarem como adubo, mas avisam que não se pode ter o uso de sabão e cloro, pois os mesmos não deixariam o processo acontecer, e com isso não dizem o que fazer com a agua dos banhos, da pia da cozinha e nem da maquina de lavar, gostaria de saber o que poço fazer com essa agua, pois adquiri um sitio no interior de SP, e la não tem rede de esgoto, preciso de ajuda

    Curtir

    1. Olá Cirley. Obrigado pela visita. O processo de degradação da matéria orgânica ocorre sim, mesmo na presença de sabão, pois os atuais são biodegradáveis. Ocorre que o processo se torna mais lento. As águas das pias e chuveiros são classificadas como águas cinzas e existe uma forma interessante de se trata-las com o uso de plantas. Procure se informar depois sobre essa maneira.

      Curtir

  13. Bom dia eu gostaria de saber se existe uma distância mínima permitida entre o sumidouro e o lençol freático! É também uma quantidade máxima de fossas sépticas e sumidouros por metro quadrado! Pois tenho uma área de 48.400 mts e vou construir 150 casas equivalentes a 16.000 mts de construção! Existe uma distância mínima entre uma e outra!

    Curtir

    1. Olá Marcio. Obrigado pela visita ao blog. Não existe distância mínima entre o lençol freático e o sumidouro. Infelizmente em regiões onde não existe rede coletora de esgoto é certo da contaminação do lençol freático independente se está perto ou longe do sumidouro. Só para te dar uma ideia quanto a quantidades: aqui onde moro foram construídas cerca de 25 casas em 5 mil m2. Cada casa possui uma fossa e um sumidouro. O que você deve respeitar é a distância mínima entre os lotes e as casas.

      Curtir

    1. Olá Antônio, obrigado por visitar o blog. Produtos como desinfetantes costumam diminuir a eficiência da fossa pois eliminam muitas bactérias que realizam a digestão da matéria orgânica. Mas se utilizado em quantidade pequena não terá problema. Mas recomendo mesmo o uso de sabão.

      Curtir

  14. Boa tarde, apos pesquisa na internet você e que tem a melhor explicação, em um dos post acima você respondeu uma pergunta sobre a água da Pia da cozinha e chuveiro que deve ser colocado na terceira bombona, pretendo fazer este sistema em uma chácara e utilizar e no local que é colocado a agua de descarte fazer plantação, neste caso gostaria de saber se precisa colocar uma quarta bombona com sistema de filtragem de brita e qual tipo de planta posso plantar.

    Curtir

  15. Boa tarde, e meus parabéns pelo belo e relevante trabalho em prol de um mundo melhor para viver, dentre varias pesquisas que fiz a sua foi a mais completa. Adquiri uma propriedade rural a pouco tempo, e vou construir uma casa na maioria do tempo sera usada por trez pessoas, trez bombas de 200litros é suficiente? e tenho uma outra duvida quanto ao sumidouro, aqui na propriedade se furar mais de dois metros ja da agua, um sumidouro de dois metros é suficiente sera? voce teria alguma ideia para me dar, desde ja muito obrigado .

    Curtir

    1. Olá Douglas. Obrigado pela visita e pelos elogios! Queria que você desse uma olhada nesse link para conhecimento: https://guiaecologico.wordpress.com/2016/10/06/3135/
      O TEVAP é ótimo para locais como o que me disse, de lençol freático superficial. Além de ser bem mais eficiente e ambientalmente correto que a fossa convencional. É apenas uma ideia. Mas no caso de 3 pessoas, melhor colocar 4 bombonas. Quanto ao sumidouro, você pode colocar a saída para uma caixa de brita e colocar plantas como bananeiras na proximidade pois o consumo de água dela é grande.

      Curtir

  16. oi bim dia vou faze esse sistema aqui litoral vou colocar 4 bombonas na ultima vou colocar pedra brita e qual melhor jogar aguA pia e banho na quarta ou terceira bombon? e vou colocar cano pvc na vala com pedra! e nescessario ultimo tambor seria 4 ter pedra p filtrar? se chover muito solo ficar cheio agua tem perigo dessa agua voltar e encher bombonas?

    Curtir

    1. Olá Dulcileya. Obrigado pela visita ao blog. Sobre sua pergunta, já na terceira bombona você pode jogar as águas cinzas ( chuveiro, pia…) . No último tambor não é necessário colocar as pedras. Faça o sistema de tal forma que o cano ao sair da última bambona esteja inclinado para baixo, de tal modo que dificulte ou impeça completamente a entrada da água. Se houver espaço coloque plantas com bom consumo hídrico como bananeiras ou taiobas por exemplo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.