O rio São Francisco tem os pés no chão

O texto não é novo, mas é e vai continuar sendo mais atual do que nunca. Foi apresentado em palestra no III Seminário Internacional de Engenharia de Saúde em 2006 pelo Coordenador Geral do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer. Leia abaixo esse excelente texto e tire suas próprias conclusões. Ah, esqueci de dizer: deixe seu comentário!

Foto: Paulo Marcos

O rio São Francisco tem os pés no chão

Apolo Heringer Lisboa (*) Março 2008

São águas que começam no Sul de Minas, se avolumam nos sertões de Minas, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e caminham para a bacia atlântica entre Sergipe e Alagoas. São 640.000 km² de área, população aproximada de 15 milhões e em torno de 2800 km de extensão. O rio São Francisco tem papel ímpar na integração regional e nacional do Brasil.

A desconstrução da bacia hidrográfica natural do rio São Francisco foi ocorrendo nos 505 anos de internacionalização deste território, em função da adoção, em terras brasileiras, de uma lógica de desenvolvimento subserviente a orientações e demandas estrangeiras. O que ocorreu com o bioma Mata Atlântica está ocorrendo aceleradamente com o Cerrado e a Amazônia. A ocupação com fins econômicos exclusivos, sem preocupações com a sustentabilidade ambiental e social, seja pela adoção de uma racionalidade técnico-científica questionável seja por atitudes criminosas, está selando a sorte futura do território brasileiro sem que, neste caso, a Lei de Segurança Nacional nunca haja sido evocada. Outro exemplo de agressão ao território nacional nunca enquadrado na Lei de Segurança é a transferência predatória de “solo pátrio” de valor econômico para os rios e oceano, devido à erosão provocada por intervenções humanas. Trata-se de promoção do empobrecimento, diminuindo nosso potencial de desenvolvimento e aumentando seus custos.

Continuar Lendo… 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s