A importância das Matas Ciliares

Rio Meia Ponte no município de Pontalina GO. A Mata ciliar em alguns pontos do rio ainda se apresenta conservada.

O que é uma mata ciliar

É um tipo de cobertura vegetal nativa, que fica às margens de rios, igarapés, lagos, nascentes e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem muito importantes para a proteção de rios e lagos tal como são os cílios para nossos olhos. As matas ciliares também são conhecidas como mata de galeria, vegetação ribeirinha ou vegetação ripária.

As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento e a força da águas que chegam a rios ,lagos e represas, mantendo a qualidade da água e impedindo a entrada de poluentes para o meio aquático. Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade;fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura; e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.

A mata ciliar funciona até mesmo como uma peneira, retendo materiais como plásticos entre as raízes das plantas.
Mais plástico escondido entre as matas ciliares. A urbanização aliada a falta de consciência da população cria uma nova possibilidade para essas matas, a de reter lixo.

Em Regiões com problemas de desequilíbrio ecológico a mata ciliar não é capaz sozinha de impedir a erosão das margens, ela apenas ajuda. Rios em processo de assoreamento tendem a sair de seu leito com mais facilidade durante as chuvas, provocando inundação e solapamento das margens. As árvores não resistem às constantes agressões sofridas e terminam por serem levadas pela força das águas e a falta de superfície de sustentação.

Exemplo de como a ausência de mata ciliar, nesse caso substituída por pastagens, gera um problema de assoreamento sério. Nesse ponto a profundidade do ribeirão Santo Antônio não ultrapassa a altura dos joelhos.
Área sem mata ciliar. No detalhe podemos perceber uma árvore que não resistiu a erosão nas margens do rio. Provavelmente esse local é acesso para que o gado possa matar a sede.

Matas ciliares são consideradas áreas de proteção permanente. Uma área de proteção permanente segundo o código florestal é:

área protegida nos termos dos arts. 2o e 3o desta Lei, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

O código florestal brasileiro determina uma distância mínima que deve-se manter da mata ciliar nas margens de um rio. Sendo:

1 – de 30 (trinta) metros para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

2 – de 50 (cinquenta) metros para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

3 – de 100 (cem) metros para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

4 – de 200 (duzentos) metros para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

5 – de 500 (quinhentos) metros para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

Ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d’água naturais ou artificiais;

Nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados “olhos d’água”, qualquer que seja a sua situação topográfica, num raio mínimo de 50 (cinquenta) metros de largura;

Muitos fazendeiros, no intuito de facilitarem a chegada do gado até a beira do rio ou lago, retiram a vegetação em sua totalidade, além da ausência de proteção para o solo, o pisoteamento do gado facilita o processo erosivo e, por consequência, a entrada de sedimentos para as águas.

Área para acesso do gado, no detalhe percebemos uma vaca que se assustou com nossa presença.

É muito interessante conhecer bem de perto o tipo de vegetação que fica próximo às margens dos rios, as árvores parecem formar camadas de proteção, como num exército que fica organizado de forma a enfrentar uma batalha, cada qual com sua função. Quanto mais próximas as árvores ficam das águas, mais suas raízes são mais superficiais e em maior quantidade. Em alguns casos temos uma vegetação espinhosa e com muitos ramos, formando um entranhado como num tricô. Quanto mais se afasta da margem do rio, mais a vegetação vai se tornando um pouco diferente, com raízes mais profundas e com árvores maiores, como se a função fosse freiar as águas que descem dos pontos mais altos.

Cipós, ramos e raízes são o esquema de proteção da vegetação das margens.
Vegetação protege margens com esquema complexo de raízes.

Por que alguns fazendeiros destroem as matas ciliares?

A maior umidade das várzeas e beira de rios permite melhor desenvolvimento de pastagens na estação da seca e, por essa razão, os fazendeiros recorrem a essa opção mais simples.

Alguns produtores também desmatam para que os igarapés aumentem a produção de água no período de estiagem. Esta realidade deve-se ao fato de as árvores deixarem de “bombear” água usada na transpiração das plantas. Contudo, pesquisas mostram que esta prática, com o tempo, tem efeito contrário, pois com a ausência da mata ciliar ocorre um rebaixamento do nível do lençol freático (de água)

No ambiente urbano, a impermeabilização do solo, provocada pelo asfalto, telhados, calçamento das residências e comércio, geram uma condição trágica para a manutenção das matas ciliares. O governo municipal na tentativa de resolver o problema de inundações constrói as bocas de lobo que direcionam o fluxo das águas pluviais para galerias que desembocam nos córregos e rios urbanos. O efeito disso é um fluxo intenso de água com muita energia para o manancial durante uma tempestade, seu leito não suporta e tende a solapar as margens, provocando a queda das árvores que se encontram próximas. A solução é a canalização do córrego, ou seja, é a substituição de uma mata de galeria por concreto ou por pedras amarradas que além de ser esteticamente feio, provocam a “morte” do córrego ou rio.

Córrego Cascavel em Goiânia. Problema sério de erosão nas margens que compromete construções que estavam longe da margem do córrego. A solução encontrada pelo governo foi a de canalizar esse local.

 

Mais Imagens de Mata Ciliar preservada:

 

Accede a la versión en español en La importancia de la vegetación de ribera (bosques de ribera)

Conteúdo relacionado

Mundo Paralelo: A Mata Ciliar e o Rio

O que é Renaturalização?

44 comentários sobre “A importância das Matas Ciliares

  1. Após a Visita, foi interessante conhecer o trabalho do Guia Ecológico, Parabéns! Em São Carlos existe Cachoeiras lindas graças a Mata Ciliar, e Apesar de Ser do Bioma do Cerrado, muita área praticamente intacta, muito importante a postagem, abraço, Saudação Ambientalista.

    Curtir

      1. Oi Ernesto, boa noite tudo bem?
        tenho uma dúvida, será que poderia me responder por favor?
        Qual é a diferença entre Área de Preservação Permanente e Mata ciliar?
        Obrigada!

        Curtir

      2. Olá Larissa, obrigado pela visita! Área de preservação permanente é uma área protegida que tem função na conservação ou recuperação dos espaços naturais. A Mata Ciliar é um tipo de APP, então ela faz parte do conjunto.

        Curtir

  2. Após a Visita, foi interessante conhecer o trabalho do Guia Ecológico, Parabéns! Em São Carlos existe Cachoeiras lindas graças a Mata Ciliar, e Apesar de Ser do Bioma do Cerrado, muita área praticamente intacta, muito importante a postagem, abraço, Saudação Ambientalista.

    Curtir

    1. Boa noite Elton, obrigado pela visita e pelo elogio! A maior parte do material do blog é produção própria, acho maravilhoso esse trabalho e espero ter sempre ânimo para continuar mostrando para as pessoas o que de melhor existe no nosso meio ambiente! Saudações Ambientais!

      Curtir

  3. AS MATAS CILIARES TEM QUE SEREM RESPEITADAS, E QUEM MAIS DESTRÓI TUDO SÃO OS FAZENDEIROS, QUE ARRENDAM AS TERRAS PARA PLANTAREM CANA E AS SUAS RESERVAS SÃO FEITAS DE PASTAGENS, O GADO PISA E ACABA COM AS MATAS RIBEIRINHAS…..ISSO É CRIME AMBIENTAL, POIS ÁREA DE RESERVA NÃO PODE SER USADAS PARA PASTO E ENTRAR GADO……

    Curtir

  4. AS MATAS CILIARES SÃO DESTRUÍDA POR TODOS OS SERES HUMANOS,A MATAS CILIAR NÃO É CAPAZ SOZINHA DE IMPEDIR AS EROSÕES DAS MARGENS… MUITAS DESSAS DESTRUIÇÕES SÃO QUE A MAIORIA DA PESSOAS JOGA GARRAFAS PETS E ACHO QUE ISSO E CRIME AMBIENTAL,POIS ESSA ÁREA TAMBÉM NÃO SERVE PARA GADOS.

    Curtir

  5. Sou artísta plástica e venho fazendo pesquiza sobre ambientes naturais para o meu trabalho de pintura.Fiquei triste de saber do descaso que o ser humano ainda apresenta com nossos rios,matas ciliares,manguezais e restingas.O respeito por esses áreas se faz necessária com urgência.

    Curtir

  6. Contudo, pesquisas mostram que esta prática, com o tempo, tem efeito contrário, pois com a ausência da mata ciliar ocorre um rebaixamento do nível do lençol freático (de água). Quais pesquisas, citação de pelo menos uma?

    Curtir

    1. Cícero, obrigado pela visita ao blog. As margens conservadas de cursos d’água apresentam várias pequenas nascentes que contribuem com o aumento da vazão do mesmo ao longo de todo o seu percurso. A medida que vai se removendo a vegetação das margens se reduz a capacidade da água de se infiltrar no solo, pois, as raízes, folhas, galhos secos, seguram mais a água e permitem que ela percole em maior quantidade. A redução do lençol freático se dá justamente nesses pontos. Numa rápida pesquisa encontrei 3 pesquisas de universidades que tratam do assunto.

      Curtir

  7. Muito interessante sabe a importância das matas ciliares para a conservação dos rios e dos lagos, e para a fauna. É triste saber que estão sendo destruídas para dar lugares a pastagens e a agricultura, deixando pobre o bioma.
    Muito bom seu blog Ernesto Augustus seu texto irá conscientizar muito.

    Curtir

    1. Obrigado pela visita, Drielen! Adorei o elogio! Tudo o que eu escrevo é de coração, são histórias que vivi de perto e procurei de alguma forma dar a minha contribuição para que as pessoas pudessem se conscientizar também. Volte sempre!

      Curtir

    1. Bom dia Italo. Obrigado pela visita ao blog. Muitas pessoas já utilizaram o blog como fonte de pesquisa e pelos comentários foram super bem. Acredito que ficam bem sim, desde que não esteja apenas copiando sem assimilar o conteúdo.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.