O Desequilíbrio Ecológico e suas consequências


Versión en español:
El Desequilibrio Ecológico y sus consecuencias


O Planeta em Equilíbrio versus Desequilíbrio Ecológico

Os elementos da natureza formam um conjunto, onde todos se relacionam e “um completa o outro. Nenhum ser vivo sobrevive sem sol, ar, água e solo.

Os animais dependem da matéria orgânica produzida pelas plantas. As plantas só produzem essa matéria orgânica quando recebem luz, água e ar, de onde retiram as substâncias necessárias.

Os animais dependem das plantas, porém existem animais que precisam de outros animais para obter a matéria orgânica produzida pelas plantas. Alguns comem plantas; outros comem os que comeram as plantas.

O que é o Desequilíbrio Ecológico

A Mãe Natureza levou bilhões de anos para equilibrar os ecossistemas, porém, mudanças mínimas podem provocar o desequilíbrio ecológico. Essas mudanças, em condições naturais, costumam ser pequenas e são rapidamente neutralizadas pela própria natureza.

Quando algum elemento (animal ou vegetal), é reduzido em sua quantidade, aumentado ou diminuído, o desequilíbrio ecológico ocorre. Mudanças assim podem dar origem a reações em cadeia que repercutem diretamente no funcionamento do ecossistema.

Causas

O surgimento do homem, sua especialização e sua constante busca por progresso se converteram em ações que são as principais causas de desequilíbrio ecológico na atualidade. Grande parte das atividades humanas causam transformações tão rápidas e intensas, que os mecanismos da natureza não conseguem neutralizar a tempo seus efeitos nocivos. As vezes as mudanças são tão profundas que acabam se tornando irremediáveis.
Com o aumento do consumo, do número de indivíduos no planeta, agropecuária extensiva e intensiva, desmatamento, mineração, pesca predatória, urbanização em áreas de matas e florestas, o desequilíbrio ecológico passou a ser uma constante em nosso dia a dia e isso é extremamente perigoso até para a própria manutenção da existência dos seres humanos.

Temos visto muito a “invasão” de espécies animais silvestres para o ambiente urbano. O homem, com o crescimento das cidades, avança sobre o habitat dos animais, insetos e os deixam sem opções, ou estes se extinguem, ou buscam uma nova forma de sobrevivência. Hoje em dia é muito comum ver, periquitos, araras, tucanos, abelhas, entre outros bichos voando nos grandes centros urbanos. É bonito, mas é triste, pois as matas que estes animais habitavam estão sendo destruídas.

É bem complicado nos dias de hoje plantar alguma cultura como tomate sem o uso de elementos de controle, um descuido e sua plantação é invadidade por fungos, besouros, lagartas, vespas, etc. O homem, na tentativa de evitar a perda de sua produção, apela para agrotóxicos que no final das contas provocam mais desequilibrio ainda.

Muitas espécies não eram consideradas pragas, mas a diminuição da oferta de alimentos fez com que seus hábitos alimentares mudassem e estas, para sobreviver, passaram a atacar outras especies animais ou vegetais. É comum ver periquitos comendo manga verde, algo que não se via antigamente.

A introdução de novas espécies para conter o avanço de outras também é o início de um problema muito maior. Existem vários exemplos de experiências mal sucedidas no mundo. Alguns exemplos famosos são a introdução do caramujo africano, confundido com o Escargot para culinária, o bagre africano, espécie altamente predadora que já causou enormes prejuízos para a fauna aquática brasileira, a introdução de sapos cururu na Austrália que tem provocado uma tragédia para outras espécies de sapos ou de predadores naturais que se envenenam devido a alta toxidade dessa espécie.

Outro problema causado pelo desequilíbrio ecológico, gerado pelo avanço do desmatamento, é a mudança na hidrografia de uma região, rios e córregos se tornam assoreados, erosões invadem suas margens e até o leito do manancial muda, quando este não chega a secar. Muitas espécies de peixes somem, outras mais fortes dominam e em alguns casos, nenhuma sobrevive. Até uma barragem pode provocar um completo desequilíbrio ecológico de espécies, pois um rio de água rápidas (ambiente lótico), passa a ter águas lentas (ambiente lêntico), alterando algumas características físicas do ambiente.
O homem, na tentativa de se adaptar a um ambiente, constrói, destrói, altera, não se importando com as outras espécies presentes no local, porque para ele, o importante é a sua sobrevivência, enquanto a de plantas e animais é mera consequência.

Exemplo e consequências

Exemplo 1

Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies, caso elas sejam encontradas apenas naquela área. Com a diminuição das cobras, pode também aumentar o número de roedores (ratos, por exemplo) que podem invadir áreas residenciais próximas em busca de alimentos. (Fonte desse exemplo: http://www.suapesquisa.com/)

Exemplo 2

Já tentou cultivar uma horta em casa? Plantar tomates, couves, cenouras, feijões e mais uma infinidade de verduras! O que aconteceu quando as plantas chegaram principalmente no estágio de frutificação? Sem o uso de venenos a horta conseguiu sobreviver? Você sabia que alguns insetos que antes estavam em equilíbrio com o meio ambiente de repente se tornaram pragas em virtude da escassez de alimentos e do ambiente desregulado das cidades e do campo? Tudo isso provocado pela destruição das matas, da mudança do clima, da escassez de água. Também não podemos esquecer que num mundo globalizado como o nosso, muitas pragas viajam milhares de quilômetros por aviões, navios, vestuários dos seres humanos e encontram em outros locais um ambiente sem predadores, propício para um desenvolvimento sem restrições.

 

Vídeo

Conteúdo relacionado

O terror dos lagos e lagoas: a eutrofização acelerada.

A importância das matas ciliares

Você sabe como funciona a autodepuração em rios?

88 comentários sobre “O Desequilíbrio Ecológico e suas consequências

      1. Um exemplo real foi a introdução de uma espécie de peixe chamada bagre africano em águas brasileiras. Essa espécie é extremamente predadora e nos locais onde há sua ocorrência, houve eliminação das outras espécies que habitavam no local, acarretando o desequilíbrio da ictiofauna.

        Curtir

      1. Primero, considero quem posta um comentário sem se identificar, um tremendo covarde. Segundo, lhe desafio a escrever um texto melhor, pois, você deve ser uma pessoa com uma capacidade incrível de discorrer sobre um tema, suas redações devem ser nota 10. Antes de fazer qualquer tipo de crítica como essa, seja melhor que a pessoa a qual você critica. Pra mim você não passa de um ser desprezível, infeliz da vida, que só tem algum tipo de prazer ao sair indo no blog dos outros realizando esse tipo de critica que não edifica nada. Vá de retro!

        Curtir

      2. Vc deve ter aprendido algo com esse texto senhor, não devia estar falando que o texto não é bom. O texto me ajudou a compreender muitas coisas

        Curtir

  1. Gostei muito, me ajudou muito em pesquisas, valeu a pena!
    É muito importante a preservação da Natureza, que tão perfeita recebemos, essa benção em nossas vidas.

    Curtir

  2. vamos ajudar a vida por nossa acção. não com aos dos outros…
    deixe apenas a voz dos livros falarem.o único volume que deve aumentar é o seu conhecimento.

    Curtir

  3. sabemos q o culpado de tudo q está acontecendo somos nós mesmos e se ñ pararmos para pensar seremos causadores da nossa propria morte!pensemos rápido ou será tarde de mais!

    Curtir

    1. Olá Aline. Obrigado pela visita. Se você viu um texto em outro site integralmente igual ao texto do blog é porque copiaram daqui. Não vou negar que existe um pequeno trecho, o que fala do conceito puro e simples, que foi adicionado ao texto, e um exemplo no fim do texto. Fora isso o restante é criação própria daqui.

      Curtir

  4. Ola Ernesto. Estou precisando de sua ajuda. Meu filho de 8 anos, aluno do 3 º ano fundamental 1 precisa representar em forma de maquete como a poluição, o desmatamento afetam na cadeia alimentar dos INSETOS e as conseqüências negativas para o meio ambiente (ex: gafanhoto, formiga, cupim, abelha).
    Não sei nem por onde começar.
    Vc pode nos ajudar?
    Sobre o que e como podemos fazer?

    Curtir

    1. Olá Viviane. Obrigado por visitar o blog. Algo que pode ser representado na maquete é a substituição das matas por cidades e/ou a poluição provocada pela grande utilização de agrotóxicos nas lavouras. Muitos insetos que antes se alimentavam do que as matas lhe proporcionavam, não tendo mais do que se alimentar, partem para outros locais em busca de alimento, onde, num ambiente desequilibrado e sem a ausência de predadores, passam a crescer de maneira desordenada e a provocar danos a lavouras, hortaliças, etc. Em resumo se tornam pragas. Isso vale para gafanhotos e formigas cortadeiras que devastam plantações ( o que pode ser representado por exemplo por formigas cortadeiras levando pedacinhos cortados para seu ninho). No ambiente urbano, além de atacar as hortas urbanas e pequenas lavouras, também podem se tornarem vetores de doenças como no caso dos mosquitos. No campo a poluição por agrotóxicos pode prejudicar até mesmo insetos que vivem em áreas de matas preservadas, como no caso das abelhas que voam longas distâncias em busca de flores e muitas vezes se desorientam e não conseguem retornar a colméia ou mesmo morrem po conta do efeito danoso dos agrotóxicos a sua saúde. A consequência mais nefasta é a quase extinção desses seres com a consequente queda na produtividade de muitas plantações.

      Curtir

  5. Boa noite, queria saber quais são as consequências diretas e indiretas da quebra da cadeia alimentar do Gorila das Montanhas, obrigado pela sua atenção!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.