De volta ao Rochedo

Usina de Rochedo

Domingo dia 28/08, estivemos de volta ao Rochedo. A intenção era verificar se haviam muitas plantas aquáticas no leito do lago de Rochedo e, caso positivo,  realizar o manejo das mesmas. Felizmente haviam pouquissimas plantas nas margens do lago, o que era um bom sinal, visto que as plantas em pequena quantidade não provocam danos maiores e até ajudam a assimilar micronutrientes como fósforo e nitrogênio das águas. O problema é quando existem muitas plantas no leito, que podem impedir a entrada de luz solar para as algas do fundo, causando a diminuição do oxigênio da água, e aumentando a quantidade de materia orgânica do lago a partir da morte dessas plantas.

Lago do Rochedo; águas do Meia Ponte. Lugar muito bonito. Ao fundo, uma ilha no lago.

Para quem não sabe, o lago de Rochedo é uma formação artificial, criada para fornecer energia para a usina de Rochedo, inaugurada em 1955. Durante um certo tempo a usina ficou desativada devido a poluição do lago, pois as águas poluídas poderiam causar danos as turbinas. Somente em 2004, após a inauguração da ETE Dr. Hélio Seixo de Brito que a qualidade das águas do rio em Rochedo se tornou bem melhor, cerca de 70% recuperada em relação a Goiânia, o que possibilitou a reativação da usina.

Rochedo é um distrito do município de Piracanjuba, distante cerca de 80 Km de Goiânia pela BR 153, e cerca de 150 Km de barco pelo rio, partindo da foz do córrego Santo Antônio em Senador Canedo. É muito apreciado por vários turistas que vão para a parte baixa da usina, após a queda d’água, seja para pescar ou para banhos. Em Rochedo é possível encontrar diversos tipos de peixes, sejam tucunarés, dourados, cachorras, entre outros. Essa diversidade de espécies é interessante pois demonstra que as águas já estão muito melhores. A presença de Dourados, espécie de peixe muito sensivel a poluição, é um excelente indicador de qualidade.

Palhaçada do governo federal desconsiderar a existência de Rochedo

Atualmente, pior do que o preconceito que muitos tem em relação ao rio Meia Ponte, mesmo após uma recuperação de suas águas, foi a retirada do trevo da BR 153 que dava entrada para Rochedo, após a duplicação da rodovia na região. Para se ter uma idéia, é necessário pegar um retorno distante mais de 1 Km do distrito. E mesmo depois do retorno, um motorista mais distraído pode passar do ponto pois a placa está praticamente grudada na entrada, e portanto não pode haver erros, senão vai ser mais uma volta ernome para entrar novamente no local.

9 comentários em “De volta ao Rochedo

  1. Achei um descaso com nosso povoado do rochedo. Tinha que ter feito trevo para ter acesso ao povoado.
    Um povoado que merece respeito
    Tem uma usina hidrelétrica que gera energia para vários cidades.
    E é um lugar maravilhoso com pessoas humilde.vamos ajudar para fazer um trevo de entrada

    1. Olá Vanessa. Obrigado por visitar o blog! Eu fico indignado com a atitude do governo ou do órgão ligado a ele, responsável pelas rodovias federais, por uma atitude como essa. Não houve consulta pública, não houve aviso, não houve nada, simplesmente riscaram Rochedo do mapa, o que é uma pena. É um lugar lindo, agradável, cheio de pessoas bacanas. Como está em época de campanha política os moradores poderiam pressionar os candidatos ( Piracanjuba né?) a se comprometerem a correr atrás disso junto ao governo federal. Abraços!

  2. Boa tarde! Estou indo a primeira vez na Cidade de Rochedo, é possível me orientar sobre lugar para acampar ou hoteis ou pousadas para passar a noite? Sempre ouvi falar muito bem desse lugar e estou indo nesse final de semana para conhecer.

    1. Olá Nilton, obrigado pela visita ao blog. Não conheço pousadas ou hotéis em Rochedo, pode ser que existam pensões bem simples mas só os moradores para saber. Existe uma área de camping na beira do rio logo após a ponte logo na entrada do distrito. Parece que recentemente fizeram algumas obras para receber turistas na região. Já tem um tempo que não vou até o local e por isso não consigo lhe informar melhor. Mas lá é muito bom mesmo, o barulho da água, a tranquilidade, é tudo de bom.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s