Mau cheiro permanente em córrego de Aparecida e bairros próximos

Na foto é possível ver a algoz: ETE que realiza um "tratamento" e as vítimas: população e o córrego do Almeida

Sempre quando chega no período de estiagem, logo surgem reportagens e mais reportagens de moradores da região do Goiânia 2, Setor Jaó, Santa Genoveva e outros setores adjascentes denunciando o mau cheiro exalado pelo rio Meia Ponte. Da mesma forma que surgem as denuncias, logo surgem os orgãos de meio ambiente querendo mostrar serviço, tentando apontar os verdadeiros culpados de um problema que se arrasta há anos e que, como eu disse em post anterior, todos já sabem muito bem quais são os infratores.

Pois bem, enquanto os moradores dessa região sofrem somente no período da estiagem, a população da região da Vila Alzira, Cruzeiro do Sul, Park Primavera, Jardim Imperial, Jardim Maria Inês, Parque Real e regiões próximas, sofrem o ano inteiro com um mau cheiro terrível causado pela ETE Cruzeiro do Sul. Além da própria ETE exalar um odor horrível, o efluente “tratado” é jogado no córrego do Almeida que passa a correr fétido após receber a carga da estação. Quem passa pela Avenida São Paulo após a Vila Brasilia, ou vindo da BR 153 torce o nariz para evitar sentir o cheiro nauseabundo que sai do córrego. Na BR 153 também é possível sentir os maus odores.

Segundo a Saneago, em breve, a ETE Cruzeiro do Sul será desativada! Ufa! E o esgoto da região será levado a uma moderna ETE que está sendo construída no Setor Vale do Sol em Aparecida de Goiânia. Sou morador da região e sei bem o que é ter que deixar a janela da casa fechada justamente para não ter que suportar o grande fedor que paira sobre a região.

Infelizmente como nem tudo são flores, em uma reportagem de 2007 do jornal O Hoje disponível em http://www.hojenoticia.com.br/cidades/07-08-2007-mau-cheiro-de-ete-castiga-bairros/ a Saneago informava o prazo de 2 anos para a conclusão das obras dessa mesma estação que citei acima, ou seja, já estamos com 2 anos de atraso em relação a previsão inicial.

O interessante é que na reportagem percebemos que palavras foram jogadas ao vento, tudo o que o representante da Saneago disse não aconteceu e portanto o mau cheiro continua. É triste e revoltante. Somos feitos de palhaço pela empresa responsável pelo saneamento em nosso estado. Eu sei que ela vai dizer que faltaram recursos ou que o houveram problemas no processo licitatório. Mas é sempre assim.

Anúncios

11 comentários em “Mau cheiro permanente em córrego de Aparecida e bairros próximos

  1. Então autor do texto acima,
    É muito facil apontar as falhas… acho que vocês preferem que o esgoto seja lançado no corrego sem tratamento né. Toda ETE dá mau cheiro mesmo, claroooooooo… mas quem ordenou o loteamento ao redor da ETE foi a prefeitura, quando a ETE foi para o local não havia nada e não era para ter mesmooo.
    Ahh, não sou funcionaria e nao tenho ligação com a Saneago… mas é muito facil meter o pau em uma empresa de saneamento sem saber os gastos que ela tem para operar um sistema e dpois ter que mudar por causa a população que vai morar proximo. O córrego corre fedido por que o nivel de água abaixa mesmo, mas já pensou se fosse lançado direto e nao tivesse nem uma estação para minimizar os impactos.

    Acho que precisam pensar melhor antes de sair falando qualquer asneiras.

    1. Não sei qual a sua formação, e como você mesma diz no texto, você não trabalha na Saneago, então vamos aos fatos. Você sabia que toda ETE é dimensionada para uma quantidade x de pessoas? Com certeza a Saneago na época de sua construção sabia muito bem a quantidade de moradores que ela iria atender. Imagine você se a cada vez que você constrói uma ETE, você só a faz pensando nos moradores atuais do local, como seria? Não haveriam ETEs capazes de resolver o problema do tratamento de esgoto, todas elas acabariam com os córregos ou rios que receberiam os efluentes. Portanto as ETEs não serviriam para muita coisa, visto que uma ETE é criada para minimizar os impactos dos esgotos nos cursos d’água. O problema é que a ETE do Cruzeiro do Sul não minimiza o problema, o córrego do Almeida corre até sua foz no ribeirão Santo Antônio muito poluído, o que favorece o aparecimento de vetores de doenças de veiculação hídrica e também o mau cheiro excessivo que prejudica toda a população da região. Você critica tanto assim porque não deve morar nas proximidades, ou se mora, deve sofrer de algum problema no nariz que a impede de sentir a fedentina. Eu critico a Saneago pelas falsas promessas que ela realiza. Se não vai ter condição de arcar com o que promete, melhor ficar calada, não ficar fantasiando. Quem disse asneira aqui foi você.

  2. Hummmm.. parece que vc é o genio na área né.

    Só qria deixar a mensagem do seguinte: Acho que a maior culpa não seja da empresa de saneamento… simplesmente quem contrata o serviço e é obrigada a cuidar do saneamento do municipio é a prefeitura.. a Saneago é apenas uma empresa contratada para isso.
    Bem, os sistemas de lagoas é o sistema de ETE mais barato e traz bons resultados… Qdo isso é dimensionado, claro que isso é considerado a população atual e é feita uma previsão para futura população… mas a questão nao é essa: os moradores proximos reclamam de mau cheiro pq foram morar do lado da ETE, não pq ela nao esta funcionando com eficiencia, e quem libera loteamento tbm é a prefeitura… Eu a visitei a ETE a 1 mes atras e a eficiencia ainda é boa, apesar do impacto no corrego, que so esta ocorrendo por causa do baixo nivel da água sendo o periodo de seca. Agora vc esta so falando dos impactos da ETE, já viu como esse corrego está mau preservado, ja observou sua APP.. será q isso foi culpa da saneago… será que a população local tem educação para cuidar também?

    Ahhhh minha formação – sou mestre em tratatamento de água e esgoto, então sei mt bem o que estou falando.. e conheço também sobre as politicas publicas que correm por trás de tudo isso que acontece. Portanto, os investimentos nessa área é culpa dos responsaveis por dar isso a população – ou seja a prefeitura, e alias… a prefeitura de aparecida tbm tem graves problemas com outros destinos dados ao esgotamento sanitário.

    Por fim… POR TRÁS DE TODO PROBLEMA AMBIENTAL TEM SEMPRE UM PROBLEMA SOCIAL!!!

    Obs.: desculpa se no ultimo texto fui ignorante ao responder, não foi a intenção.

    Até mais

    1. Laine,

      Que bom que dessa vez respondeu com muito mais sabedoria. Não sou um gênio e estou muito longe de ser isso. Novidade interessante saber que você é mestre na área de tratamento de esgoto, assim vejo que é mais tranquilo para discutirmos sobre o assunto, não que se você não fosse da área seria diferente é que na primeira vez que você enviou a mensagem deixou uma má impressão, mas tudo bem, passou. Não digo que é o seu caso, mas muitas vezes as pessoas estudam demais e acabam deixando a humildade de lado, achando que pelo fato de ser um mestre ou um doutor está acima das outras pessoas, não concordo de forma alguma. Voltando ao assunto do córrego, você conhece a beleza do córrego do Almeida pouco antes do encontro com o ribeirão Santo Antônio? Eu conheci, é lindo,mas infelizmente é muito poluído( https://guiaecologico.wordpress.com/2010/09/10/corrego-do-almeida-devia-ser-muito-bonito-nos-tempos-de-pedro-ludovico/ ). Infelizmente temos tido um problema sério de crescimento urbano desordenado, e concordo com você que por trás de um problema ambiental sempre existe um problema social. O objetivo do texto que escrevi, sobre o mau cheiro, foi só alertar as pessoas de que existe mau cheiro muito pior do que o do Meia Ponte ali nas proximidades da ETE Dr. Helio Seixo de Brito e ninguém comenta. Eu moro próximo ao córrego, num condomínio, felizmente irei mudar dali. Tem horas que é dificil até você comer, e olha que eu nem estou tão perto do córrego, tem gente muito mais perto do que eu. Acho que a cidade poderia até crescer, mas os administradores deveriam se preocupar mais com os impactos desse crescimento nas matas, córregos e rios, pois não é justo sair liberando loteamento e ir se esquecendo de que existe um ecossistema ao redor. Fico muito triste pois tenho visto que muitos locais da minha infância se transformaram em algo terrívelmente degradado, feio, poluído e perigoso. É isso, e está desculpada. Até mais

  3. Eh, o primeiro comentário me expressei mau… mas, sinceramente, estou cansada de gente que fica destacando fatos e fazendo comentários sem ter ao menos a coragem de estudar mais sobre o assunto e saber do que realmente acontece…

    Estamos ai participando da elaboração da politica estadual de saneamento, e o que estamos vendo são coisas absurdas tbm… mas que está longe do poder nosso – população dependente e sem vínculo político… Desenvolvo uma pesquisa no momento sobre os aspectos do saneamento em areas rurais… ai sim vc ver o trem bagunçado, pq acha que toda essa política aprovada e que vem sendo construida abrange a população rural?? nao mesmo.. ser humano só existe nos perímetros urbanos… Ehhh mt dificil né!!!

    Enfim… vamos continuar lutando! Mas parabéns pelo site, tem muita coisa legais, não olhei so oq nao concordei….hehe Qual sua formação ?

    até mais

    1. Laine,

      Acho que no passado as coisas eram muitos mais absurdas. Aos poucos já podemos perceber algumas mudanças. Infelizmente não são no ritmo que gostaríamos que fossem, mas pior se nada ocorresse. Acredito mais ainda nas futuras gerações, as crianças, na minha época não havia educação ambiental em sala de aula, não se falava em conscientização ambiental da forma como é falado hoje, e olha que minha infância foi na década de 80 e pequena parte da década de 90. A população atualmente anda muito alheia a certas questões, pra maioria não interessa muito saber de onde vem a água que toma e pra onde vai, o importante é o resultado obtido, água limpa e potável e que o esgoto vá para bem longe. Se a população está ocupando APPs, áreas próximas de captação e por ai vai, é dever do poder público dar um jeito para que as reservas de água não se contaminem, como num passe de mágica. Porque o que é público parece que pertence só aos outros. Acho interessante a área que você resolveu seguir, nosso país está precisando de bons pesquisadores, principalmente nessa área de saneamento, que ainda é muito deficiente no Brasil. Obrigado pelo elogio ao site. Ando meio sem tempo de postar conteúdo, mas sempre que posso estou colocando algo novo. Geralmente a inspiração surge quando eu vou até o local e me deparo com a beleza ou a degradação, ambos causam impactos, positivos ou negativos. Sou formado em Tecnologia em Telecomunicações, mas autodidata na área de recursos hídricos, já fiz cursos de curta duração, comprei livros e sempre estou indo a campo realizando estudos pessoais. Claro que procuro conversar com pessoas bem entendidas da área e assim melhorar os conhecimentos ou aprender coisas novas. Tenho intenção de ano que vem iniciar uma especialização em recursos hídricos, pois é uma área que sou apaixonado. Mas olha como são as coisas, de um certo mal estar inicial conseguimos nos entender! rs. Até mais

  4. rsrs.. verdade. Nossa, achei muito legal sobre sua formação e o seu interesse na área de recursos hídricos. Fiz uma especialização também nessa área, talvez seja do seu interesse: Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, na escola de engenharia civil da UFG… mas lá também tem uma especialização muitoooo legal, que tempos atras se eu conhecesse teria feito: Tratamento de resíduos sólidos e líquidos, cujo coordenador é um cara muito bom em ETEs.

    Bom, é isso… se em algum momento eu puder ajudar em algo, pode postar ai… é uma área linda!

    Abçs, até mais.

  5. Gostaria de saber se já tem uma data para inauguração da rede de esgoto. Moro em condomínio e as taxas estão cada vez mais caras. As empresas de limpa fossa são muito caras também. Obrigada.

    1. Olá Cristina, obrigado pela visita. Ainda não há data definida para a inauguração da ETE no setor Vale do Sol. A Saneago promete uma data e não consegue cumprir a entrega, já deve ter uns 4 anos que é a mesma conversa. Tomara que até o final desse ano ou começo do ano que vem ela cumpra com a palavra.

  6. Olá Ernesto, li o seu blog com muita atenção, comprei um apartamento recentemente na região do goiânia II e tenho a sensação de ter sido enganado pois não me falaram do cheiro que pertuba a região, se não ocorresse esse problema seria tudo perfeito.

    Recentemente houve novas reportagens pela TV Anhanguera sobre o assunto do mal cheiro que anda nos perturbando ainda mais, impossível de dormir com a janela aberta.

    Vejo que a conversa de vocês é de 2011 e estamos em 2015, isso me preocupa bastante. O que foi acordado na época, teve algum processo no Ministério Publico, sabe o código do processo?

    1. Olá Elielson. Obrigado pela visita. Recentemente escrevi sobre a situação do rio Meia Ponte. Agora na estiagem ele tá esgoto puro! A ETE faz apenas o tratamento primário do esgoto que chega até ela com eficiência de 58%, ou seja, praticamente metade da carga orgânica retorna ao rio. Em 2009 foi firmado um TAC( Termo de ajustamento de conduta) do MP com Amma e Saneago. Fizeram compromisso de que até 2014 já não haveria mais lançamentos diretos de esgoto no Meia Ponte e que a ETE faria tratamento secundário do esgoto, elevando a eficiência para mais de 80%. Ficou só no papel. O novo ano agora é 2018, mas já imagino o que vai acontecer. Vai chegar 2018 e uma nova data será estipulada. Infelizmente é assim que as coisas andam funcionando em nosso país. De qualquer forma a população precisa fazer barulho, precisa mostrar que está incomodada com a poluição do rio e que quer providências urgentes. Só assim para o poder público se movimentar e resolver esse problema que se arrasta desde a década de 70.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s