Dia 14 de Agosto – Dia de combate a poluição!

A Poluição é qualquer tipo de degradação das condições ambientais e do habitat de uma coletividade. É uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais. É importante salientar que nem sempre um ambiente poluído para uma espécie é prejudicial para outra.

Os agentes que provocam a poluição são chamados de poluentes: um ruído excessivo, um gás nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios ou praias ou até mesmo a fachada de uma loja que degrada o aspecto visual de uma paisagem.

Em virtude do crescimento populacional, o homem necessita ampliar ou construir novas cidades e com isso vai ocupando as áreas reservadas à natureza, para sua sobrevivência e para criar condições de vida. É uma estranha contradição esse relacionamento do homem com a natureza: ele destrói para construir. Essa atitude já tem se refletido bastante no meio ambiente pois o bem estar do homem está relacionado com a manutenção e preservação do meio ambiente.

Quanto mais se destrói, menos condições de vida se têm. Essa condição ruim está começando a aparecer, mas são as gerações futuras que sofrerão as maiores consequências de todos os prejuízos causados à natureza na atualidade.

O dia 14 de Agosto é o dia de combate a poluição, é uma importante data para não só refletirmos sobre a atual situação de nosso planeta, mas também é uma data para agirmos.Várias datas sobre o meio ambiente tem sido criadas nos últimos anos justamente para estimularmos as pessoas a lutar. É a coletividade que está sendo prejudicada, e quando agimos unidos, somos imbatíveis.

O mundo atualmente anda cheio dos chamados ativistas de sofá, pessoas que ficam na frente do computador assinando listas, participando de fóruns, compartilhando links sobre a natureza mas nunca saem do seu mundinho particular para ver a real situação de perto. Só isso não resolve, cai em descrédito, é um simples modismo. O mundo mais do que nunca precisa de nós, mas de forma prática. Devemos sair do nosso quadrado e lutar  pela recuperação e conservação de nossas reservas naturais. Portanto, mãos a obra!

Sugestões:

– Procure saber do orgão ambiental de sua cidade como está sendo o combate aos mais diversos tipos de poluição;
– Verifique os projetos de lei dos vereadores de sua cidade, veja se há algo relacionado a poluição, se não, proponha algo a um político de sua confiança, ou que tenha histórico de luta a esse respeito;
– Denuncie sempre, se ver algo errado não hesite em abrir a boca. Fiscalize depois para saber se o problema foi resolvido;
– Reuna um grupo de amigos e vá a beira de um córrego ou rio e simbólicamente realize a limpeza de uma quantidade considerável de resíduos sólidos que estejam em suas margens, chame a prefeitura para que possa remover o lixo. Divulgue!

Obrigado pela dica Helena! http://www.sosnascentes.org/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s