Projeto Macambira Anicuns, Será que agora vai?

Encontro do córrego Macambira com o Ribeirão Anicuns, Água transparentes encontram águas turvas
Encontro do córrego Macambira com o Ribeirão Anicuns, Água transparentes encontram águas turvas

Governo anuncia obras para ainda esse ano. Estou ansioso para que isso aconteça. A área que o projeto abrange é de uma beleza incrível, conheço alguns pontos do ribeirão Anicuns e do córrego Macambira, em muitos lugares ainda há conservação das matas ciliares e  áreas de várzea. Quanto mais rápido esse projeto sair do papel, maior a possibilidade de ainda manter conservados esses pontos que ainda não foram completamente antropizados.

O ribeirão Anicuns, ao meu ver, deveria ter sido, desde o início da capital, cotado como um dos ribeirões para abastecimento de Goiânia, o problema é que a cidade sofreu um processo tão acelerado de urbanização que a bacia hoje em dia está completamente comprometida por muito lixo, erosões, esgotos domésticos e industriais, além de ter tido uma diminuição em sua vazão, devido a impermeabilização do solo, canalização de córregos, ocupação desordenada das margens com a consequente destruição de várias nascentes que eram abundantes nas margens dos córregos e do ribeirão que compõem a bacia.

Além das desapropriações, remanejamentos de famílias, recomposição da flora, criação de parques e proteção das margens, existe um desafio ainda maior para os gestores, que é a fiscalização e combate efetivo às ligações clandestinas de esgotos na área de abrangência do projeto. Costumo dizer que a maioria dos córregos de Goiânia não sofreria de poluição por esgotos caso não houvesse o lançamento in natura deste, nas galerias de água pluvial. O que foi feito para transportar água das chuvas, termina se tornando condutor de esgotos não tratados para os córregos. Essa praga clandestina perdura pois não há penas rígidas ao algozes que colecionam em suas fichas inúmeras multas, e nem por isso deixam de continuar a prática.

Torço muito por esse projeto e acredito que, ao contrário de parques isolados, sem função ecológica, envoltos por prédios, esse parque linear realmente vai fazer a diferença para essa cidade. Espero toda seriedade possível nesse projeto. Abaixo posto uma notícia veículada recentemente sobre o projeto:

Obras do parque Macambira Anicuns devem começar este ano.

Até o final deste ano a prefeitura de Goiânia pretende concluir a desapropriação da área onde será construído o complexo de parques do projeto Macambira Anicuns. Nesta quarta-feira (27), o prefeito Paulo Garcia (PT) assinou o decreto que delimita a áreas utilizadas nos empreendimentos, que abrangem o córrego Macambira e o Ribeirão Anicuns.

De acordo com o coordenador do projeto, Valdi Camarcio, esse processo envolve, primeiramente, a desapropriação dos imóveis existentes nas áreas e a abertura de licitação. Ele acrescenta que o planejamento da obra deve ficar pronto até o mês de julho.

Além da construção de um parque linear, que terá 24 quilômetros de extensão, o projeto prevê a constituição de mais duas unidades de conservação ambiental: os parques Macambira e Pedreira, situados no Setor Faiçalville e na encosta do Morro do Mendanha, respectivamente. Eles serão dotados de áreas de lazer com pistas de caminhada, ciclovias, quadras esportivas, praças, seis escolas municipais e seis unidades de saúde.

O projeto deve custar mais de R$ 165 milhões, que virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da prefeitura.

Fonte: GoiasNet

Link para o projeto:
http://www.goiania.go.gov.br/html/principal/governo/projetos/macambira.shtml

Mais fotos:

Pequena cachoeira no ribeirão Anicuns
Área de várzea e mata ciliar ainda conservadas
ribeirão Anicuns
ribeirão Anicuns serpenteando por entre a mata
gameleira com suas imensas raizes se equilibra nas margens do ribeirão, além de conservar o próprio barranco

25 comentários sobre “Projeto Macambira Anicuns, Será que agora vai?

  1. Olhando o mapa do setor gentil meirelles no qual eu moro, na quadra 61 lote 20 fiquei em duvida se serei atingido ou nao pela desapropriaçao pois este lote fica acima da area vaga da CELG.Por favor aguardo uma resposta.

    Curtir

    1. Olá Tavares, obrigado pela visita. Também não sei se você será atingido. Não faço parte da equipe, somente replico informações. Se você estiver, em breve você será contatado pela equipe do projeto.

      Curtir

  2. moro proximo ao encontro do ribeirão anicuns com o macambira no jardim leblom
    e posso cofeçar vcs não imajina o quanto sofremos, as queimadas nsta epoca do ano
    são frequentes alem do mato ainda temos bixos de toda as especie principalmente o bixo homem jogando lixo e soltando pipas com cerol e ainda bandidos se escondendo p praticar furtos nas residencias . socorro com este projeto q nunca sai do papel! pelo amor de Deus ande logo com isso

    Curtir

    1. Cida, obrigado por entrar no blog! Sobre o projeto, apenas repasso as informações, não faço parte do projeto, mas me solidarizo com sua reclamação, pois o projeto está andando a passos de tartaruga, e parece até que é de propósito!

      Curtir

  3. sou morador e proprietario de imovel nas margens,fico100mts abaixo do encontro, fico horas curtindo o lugar inclusive tem uma mata que eu mesmo formei, trouxe agua no tambor usando uma carretinha para regar, porque a agua do rio era tão poluida que não servia para regar, mas valeu a pena hoje deito em minha cama ouço barulho das aguas rolar saio na varanda sinto cheiro do mato, é muito gostoso onde moro! estou na chacara 6 e 7 da alameda L b 15 meu nome é VILMAR , estou ancioso para ver o projeto sair do papel, á! estou corredo o risco de ser desapropriado, mas mesmo que isto aconteça acho que valera apena, pois vou ver mais bonito a que vejo hoje pois estara limpo e preservado, tudo no mundo tem um custo, acho que ainda assim sera barato!

    Curtir

    1. Caramba Vilmar! Estou arrepiado com seu comentário, sério! São poucas as pessoas que tem o pensamento que você tem, parabéns pela iniciativa de formação da mata, a maioria das pessoas aqui em Goiânia não tem um pingo de preocupação pelo córrego ou ribeirão que corre atrás da chacara que elas possuem, preferem jogar lixo e esgoto a contemplar o barulho e o cheiro do mato.

      Curtir

  4. Olá meu nome é Devair, moro na antiga sao paulo, hoje st sao jose que bom se realmente sair do papael este projeto. deste que mudei para cá, ouço falar neste tao sonhado projeto sérá que ainda vou ver, antes que eu morra???
    Abraços.

    Curtir

  5. Oi. Eu de novo….

    Qndo a prefeitura vai tirar o projeto do papel e começara a mostrar serviço?
    Pq aki, na ALAMEDA DAS PALMEIRAS , no setor novo horizonte, ngm esta sabendo de nada, nem mesmo as pessoas q a prefeitura colocou pra dar informações ás pessoas da região, la na ELO. Elas dizem q nw tem nem previsao de qndo a prefeitura vai indenizar os moradores daki, e nem de qndo o projeto volta a andar.Ou seja, o projeto esta parado, pq o prefeito resolveu dar andamento em outras obras pra fazer a campanha de reeleição.

    E ai? Como estao as obras?
    Sera q realmente vai sair algum projeto aki?

    Curtir

    1. Olá Osame,

      Realmente esse projeto esta se arrastando faz algum tempo. Parece-me que ele deu uma parada por conta de um impasse que está havendo entre a população das áreas próximas ao córrego e a prefeitura quanto a valores dos imóveis. O pessoal está reclamando dos valores baixos. O que me impressiona é que nem mesmo os profissionais alocados para dar informações aos moradores estão sabendo explicar. Isso tá me cheirando um grande problema! Vou procurar investigar.

      Curtir

  6. ola tenho imovel no setor crimeia leste e fiquei sabendo que mudaram o projeto anterior eliminando o parque das aguas que seria feito naquela região é realmente verdade e porque?

    Curtir

    1. Olá Mariluze, fui pego de surpresa, eu também não sabia que houve eliminação do parque das águas, sei apenas que o projeto sofreu alterações em sua versão inicial devido a custos, o que eu acho uma perda enorme, visto que pontos muito importantes foram eliminados. É uma pena. Vou procurar saber melhor a respeito desse parque.

      Curtir

  7. MORO NO SETOR NOVO HORIZONTE….E GOSTARIA DE SABER PARA ONDE VÃO AS PESSOAS QUE SERÃO DESAPROPRIADAS E QUANDO SERA ESTA DESAPROPRIAÇÃO? E O VALOR DA INDENIZAÇAO VAI DAR PARA COMPRAR OUTRA CASA EM OUTRO LUGAR….POIS TEMOS MEDO DA DISTÂNCIA DE VCS VÃO COLOCAR AS FAMÍLIAS….

    Curtir

    1. Olá Luciana, aqui é somente um blog onde publico notícias sobre os mais variados assuntos, não estamos ligados à prefeitura e seus projetos. Eu tenho uma suspeita para onde a prefeitura pretende levar as pessoas: nas residências que ela considera como invasão, as pessoas são enviadas para casas que não são muito próximas do centro. O valor da indenização também não tenho certeza se será compatível com o valor de mercado das casas. Obrigado pela visita.

      Curtir

    1. Bom dia Sra. Eliete, se sua área não for invasão a prefeitura irá entrar em contato oferecendo uma indenização pela desocupação do seu imóvel. Infelizmente não sei lhe dizer se você será afetada, na verdade nem a prefeitura anda sabendo…

      Curtir

  8. Desculpe mim pela insistencia mas estou muito ansiosa para saber se serei ou não desapropriada pois moro no fundo do morro do macado no conjuto vera cruz II em uma chacara, essas chacara foram doadas no governo santilo e infelismente não temos escrituras, vivemos preocupados e para compretar agora vem esse projeto que desapropriara alguas familias, mim ajude por favor estou pensando em fazer uma reforma na minha casa, mas com esses boatos novos fico insegura.
    minha rua e a vinicius de morais conjunto vera cruz 2 proximo ao corrego.

    Curtir

  9. gostaria de saber se os inquilinos terao direito de uma casa para morar sou moradora do novo horizonte nao tenho moradia estou muito preucopada me de uma resposta

    Curtir

  10. sou moradora setor vila boa na aria do projeto macanbira pois o imovel que moro e do meu sogro sera que poderei ganhar uma casa da prefeitura pois fiço o cadastro com saber

    Curtir

    1. Não faço parte da comissão de avaliadores, mas caso a prefeitura avalie que você não tem condições e que você precisa de uma residência, você irá receber a casa, mas acho que é mais fácil o seu sogro conseguir caso a residência precise ser desapropriada.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.