Hoje é o dia do rio – 24 de Novembro

Dia do Rio
Rio Meia Ponte no município de Pontalina - GO

 

E por que essa data é tão importante para nós?

Segundo a Wikipédia, Um rio ou flúmen é uma corrente natural de água que flui com continuidade (curso de água). Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou noutro rio, e em tal caso denomina-se afluente. Podem apresentar várias redes de drenagem.

Segundo a mesma Wikipédia, os elementos de um rio são:

* Afluente é o nome dado aos rios menores que desaguam em rios principais.
* Confluência Termo que define a junção de dois ou mais rios ou ainda a convergência para um determinado ponto.
* Foz é o local onde desagua um rio, podendo dar-se em outro rio, em um lago ou no oceano.
* Jusante é qualquer ponto ou seção do rio que se localize depois (isto é, em direção à foz) de um outro ponto referencial fixado.
* Leito Local onde o rio corre. É o solo que fica entre as margens, por onde as águas do rio escorrem.
* Margem As laterais do curso do rio que delimitam sua largura. Virado para jusante tem-se à direita a margem direita e à esquerda a margem esquerda.
* Montante é qualquer ponto ou seção do rio que se localize antes (isto é, em direção à nascente) de um outro ponto referencial fixado.
* Nascente é o ponto onde se originam as águas do rio.
* Talvegue é a linha que se encontra no meio da região mais profunda de um rio e onde a corrente é mais rápida.*
* Vausitio onde corre a agua

Devido aos rios, várias cidades ou civilizações cresceram e prosperaram. Suas águas foram e ainda são utilizadas para abastecimento público, dessedentação de animais, transporte, agricultura,  diluição de efluentes, entre outros.

Devido ao crescimento populacional, os rios que deveriam ser objeto de contemplação e admiração pela população tem sido alvo de inúmeras agressões. A poluição fluvial é a principal, ela provoca danos irreversíveis a  ecossistemas inteiros, além de tornar a água imprópria para qualquer outro fim que não seja a navegação e a própria diluição de mais esgotos domésticos ou industriais.

Os prejuízos para a população em geral são incalculáveis. O custo para tratamento da água para consumo humano se torna enorme, a biodiversidade no interior do rio e em seu entorno diminuem consideravelmente, os gastos com saúde pública aumentam, visto que a água contaminada serve de veículo para diversas doenças que causam várias internações e mortes por ano.

A população também perde uma fonte importante de lazer, a poluição afasta as pessoas, e estas deixam até de se importar com o rio, o descaso e o desprezo imperam, e este importante personagem da história desaparece como um indigente em meio a selva de pedra.

O dia do Rio foi então criado para que pelo menos uma vez no ano  a  população tenha suas atenções voltadas para um rio, córrego, arroio, riacho de sua localidade, promovendo ações de limpeza, educação ambiental, seminários, cobrando as autoridades pela coleta e tratamento total do esgoto, denunciando agressões , discutindo soluções. Um dia apenas é muito pouco, pela importância da água para todos nós,  os 365 dias do ano deveriam ser declarados, “Dia do Rio”.

Um Feliz dia do Rio para todos os rios do Brasil e do Mundo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s