22 a 25 de novembro – Evento de comemoração do “Dia do Rio” em Rondônia

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, através do Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado de Rondônia, esta promovendo a Semana do Dia do Rio, no período de 22 a 25 de novembro do corrente ano,  com o objetivo de mobilizar, conscientizar e sensibilizar a sociedade em geral  da importância do recurso natural mais importante a vida. ” àgua, um recurso natural finito, vamos aprender a utilizá-la.


A abertura acontece no dia 22 de novembro, no Auditório da Ordens dos Advogados do Brasil – OAB, a partir das 17 horas, com a realização do I Fórum Ambiental de Gestão em Recursos Hídricos, onde os participantes serão agraciados com palestras abordando a temática e ainda assistirão diversos vídeos com belíssima paisagem de alguns rios de Rondônia.

Conforme informações da Coordenadora do Projeto Junaya Freitas, o Governo do Estado preparou uma programação especial para comemorar o Dia do Rio. As ações da Semana do Rio terão inicio com o Fórum Ambiental nos dias 22 e 23, com a participação de especialistas em Recursos Hídricos, dentre eles o Geólogo José Trajano dos Santos, coordenador do Meio Físico da SEDAM que abordará o tema: Comitê de Bacias Hidrográficas; Abastecimento e Saneamento Básico, será abordado pela gerente de Monitoramento Ambiental da CAERD, Márcia Cristina Luna; o SIPAM será representado por Astréa Jordão que vai palestrar sobre o Programa Pró-Bacia: Recuperação de Mananciais de Abastecimento Público. A importância do Monitoramento  Hidrometeorológico para uma Eficiente Gestão de Recursos Hídricos: O Estado de Rondônia é tema que será abordado por Catharina Campos, técnica da CPRM.

O Fórum Ambiental terá ainda a participação da diretora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, Dra. Jussara Cabral Cruz, com a palestra sobre Vazões Ecológicas e Remanescentes em Rios Alterados por Barragens, e para finalizar o ciclo de palestras o gerente de Sustentabilidade da empresa Santo Antônio Energia, Ricardo Márcio Martins Alves fará uma apresentação sobre o empreendimento: Usina Hidrelétrica de Santo Antônio; além das palestras sobre Monitoramento da Qualidade de Água na UHE, com a bióloga Carolina Fiolillo e a palestra sobre o Sistema de Transposição para Peixes, proferida pelo coordenador de Sustentabilidade, Aloísio Ferreira.

No dia 24/11, serão realizadas várias atividades de interação com a comunidade, stands sobre o meio ambiente, atrações regionais, praça de alimentação  e sorteio de brindes (camisetas, Squizees, adesivos, revista do dia do rio, sacolas de cambio, dentre outros)

No dia 25/11, será realizado um passeio nas instalações da Usina Hidreletrica de Santo Antonio, bem como a limpeza do rio madeira e plantio de mudas

No dia 26 será realizado o coquetel de homenagem aos parceiros.

Modelo da ficha de inscrição:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s