Não só de Amazônia ou Mata Atlântica vive o Brasil

Apesar da importância do Bioma Cerrado este corre risco de desaparecer, ficando relegado a pequenos parques e perdendo sua função ecológica

O Cerrado

O Cerrado é segundo maior bioma do Brasil e caracteriza-se pela grande diversidade de tipos de ambientes, chamados de fitofisionomias, variando desde campos com vegetação rasteira até florestas, como o cerradão. Esses diferentes tipos de ambientes abrigam alta diversidade de espécies da fauna e da flora, sendo muitas destas endêmicas, ocorrendo apenas neste Bioma. Além da importância biológica, o Cerrado é o berço de nascentes e rios, pertencentes às três maiores bacias da América do Sul: São Francisco, Amazonas (Tocantins-Araguaia) e Paraná.

Os primeiros estudos realizados na região do Cerrado consideraram erroneamente este Bioma como pobre e desinteressante quando comparado às florestas tropicais. Este grande equívoco tem tido repercussão até hoje em dia, sendo refletido em ações preconceituosas, como por exemplo, quando o Cerrado é considerado como fronteira agrícola alternativa e é negligenciado pela legislação ambiental. Entretanto, cada vez mais, os estudos científicos e o conhecimento tradicional vêm revelando aos olhos do país e do mundo a importância e o grande potencial da biodiversidade desse Bioma. Biodiversidade essa resultante de um processo evolutivo único sob ação do fogo, chuva, seca e frio durante milhares de anos.

Apesar da importância evidente dos recursos naturais presentes no Cerrado, este bioma é mal representado no sistema de unidades de conservação do país, e apenas 2,6% da sua extensão encontra-se protegida em unidades de conservação federais. Além disto, as poucas unidades de conservação existentes são mal distribuídas, pequenas em número e concentradas em poucas regiões. Ao mesmo tempo a velocidade de devastação é enorme e cerca de 80% de sua área original já foi alterada desordenadamente e as poucas áreas naturais restantes estão distribuídas em pequenos fragmentos, comprometendo a viabilidade da biodiversidade e dos recursos naturais desse Bioma.

Por essas características, o Cerrado é considerado uma das áreas mundiais de grande prioridade para a conservação da biodiversidade, tanto por sua riqueza biológica quanto pelo grau de alteração das paisagens naturais. A conservação do Cerrado é, ao mesmo tempo, um desafio para todos os setores da sociedade (Governo, OnGs, Associações de produtores e indivíduos); e um legado as gerações futuras.

Fonte: http://www.pequi.org.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s