Dicas: cuide bem do seu esgoto!

O principal objetivo da implantação de um sistema de esgoto é a saúde da população. Assim sendo, a coleta e tratamento do esgoto evitam a contaminação do lençol freático, reduzem doenças e preservam o meio ambiente.

No banheiro

O vaso sanitário não é lixeira! Fios de cabelo, tocos de cigarro, absorventes, papéis, plásticos, preservativos, fraldas e outros objetos devem ser dispostos adequadamente no lixo e não no vaso sanitário. Agindo assim, evita-se entupimento e rompimento do esgoto nas ruas e quintais.

Poço de visita

Poço de visita é uma câmara visitável através de uma abertura existente na sua parte superior, ao nível do terreno, destinado a permitir a reunião de dois ou mais trechos consecutivos e a execução dos trabalhos de manutenção nos trechos a ele ligados (in: http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/ES08_01.html). Não jogue garrafas, mangueiras, pedras, pneus, carcaças de animais nos poços de visita. A rede coletora de esgoto não tem capacidade pra receber nenhum tipo de lixo!

figura 1: poço de visita

Água da chuva

A água da chuva recolhida nos telhados e quintais deve ser conduzida para as sargetas, cair nas bocas de lobo e seguir para os rios. Há muitas casas com drenagem clandestina da água da chuva para o esgoto. As redes de esgoto não comportam água da chuva e o lixo, que é jogado de forma irresponsável nas ruas e que acaba sendo levado pela enxurrada. Isso causa o retorno de esgoto nas casas e transbordamento do mesmo nas ruas.

NA COZINHA

Pia – Não jogue pó de café, cascas  de frutas e de legumes, palitos, ou sobras de comida na pia. Utilize sempre o ralinho japonês para conter os resíduos sólidos e descarte-os adequadamente no lixo.

Caixa de gordura – Limpe sua caixa de gordura mensalmente. Retire a gordura acumulada, coloque em um saco plástico e jogue no lixo. Agindo assim, entupimentos, transbordamentos e mau cheiro serão evitados.

fonte: http://www.saneago.com.br/novasan/cartilha/esgoto/album/slides/001.html

São medidas muito simples, mas que são pouco observadas em nosso dia-a-dia e que geram transtornos de alto custo. É impressionante a variedade de lixo encontrada nos esgotos. Gasta-se muita energia para remover o lixo antes de o esgoto ser tratado. Até parece que as pessoas acham que o que vai no vaso sanitário, ralo, etc, evapora e some, magicamente! Se fosse assim, nossa tarifa de esgoto mensal não viria tão alta.  Think about this!

Anúncios

Um comentário em “Dicas: cuide bem do seu esgoto!

  1. Acho que muita gente não tá nem ai em jogar lixo dentro do vaso,sentem-se até a vontade pra depois não ter que recolher saquinho com restos de papel ou outros resíduos, tudo isso por pura preguiça ou comodismo, mesmo sabendo que esse tipo de atitude pode vir até a prejudica-los a curto prazo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s