22 de Abril – Dia da Terra

Edição: Saturos'

Publicado: Segunda-feira, 20 de abril de 2009 por Deborah Dubner
Celebre, cuide, reflita, ame, crie, conheça, mude!


Como cuidar de algo que é tão imensamente maior do que nós?

por Deborah Dubner

O dia 22 de Abril é dedicado a celebrar a existência do nosso querido Planeta Terra, tão amado, generoso e muitas vezes esquecido. Como cuidar de algo que é tão imensamente maior do que nós? Quais ações nós podemos fazer que realmente interfiram na grandiosidade dessa terra que nos sustenta? Será mesmo que somos capazes de colaborar para reverter um processo de destruição que já começou?
Essas são algumas questões que vêm à tona quando paramos para refletir sobre o poder do homem diante da natureza e sobre a continuidade da vida na terra.

O Dia do Planeta Terra foi criado em 1970 nos Estados Unidos, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson. Festejado em 22 de abril, foi o primeiro protesto nacional contra a poluição e ganhou países adeptos ao movimento, a partir de 1990. Coincidência ou não, é também o Dia do Descobrimento do Brasil, uma “terra abençoada por Deus”, como costuma cantar o nosso povo.
Se pensarmos que o Dia do Planeta Terra nasceu como um protesto à poluição em 1970, podemos avaliar o que a humanidade conseguiu fazer nos últimos (quase) 40 anos. Os rios estão cada vez mais poluídos, as florestas desmatadas, o ar carregado. A violência invade os lares, as escolas, as empresas e todos os espaços coletivos. O lixo é jogado nas ruas ao invés de ser reciclado. A água, o bem mais precioso da humanidade, está escassa. As geleiras estão derretendo. O homem, o único que poderia fazer alguma coisa, está mais preocupado com a economia de seus países.

No entanto, nos últimos anos o Dia da Terra vem ganhando cada vez mais destaque. Este ano, mais de 500 milhões de pessoas de 85 países devem comemorar a data com campanhas e ações voltadas à ampliação da consciência, preservação e sustentabilidade.

Itu e região têm feito algumas ações importantes nesse sentido. Conheça!
E como o itu.com.br sempre apóia iniciativas que mobilizam mudanças sustentáveis, esta matéria tem o objetivo de ajudar a refletir sobre o tema, ampliar a consciência, aprender um pouco mais e mudar algumas atitudes.

Saiba como fazer a sua parte!

– Leia dicas práticas de como salvar o Planeta Terra

– Visite sites especiais sobre o tema.

– Leia a Carta da Terra, um dos documentos da RIO-92.

Retirado do excelente blog SOS Rios do Brasil do Porf. Jarmuth

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s