Nascentes do rio Piracanjuba pedem SOCORRO!

Comentário da Autora:

Estão querendo jogar esgoto dentro da mata ciliar onde localiza-se várias nascentes do Rio Piracanjuba, a 8 Km do DAIA (Anápolis-Go).

Tomara que desta vez as autoridades ambientais responsáveis por esta reserva de recursos hídricos, escutem nosso pedido de socorrro e não autorizem nenhum projeto que afete ambientalmente esta área de preservação ambiental.

A COMUNIDADE RIBEIRINHA E O SOS NASCENTES ESTÁ DE OLHO!

Postado por HELENA BERNARDES

NOSSO RASTRO NA NATUREZA
Meu interesse pelo RIO PIRACANJUBA em especial é que tenho parentes que moram mais de quinze anos próximos a algumas nascentes deste rio, 8 km do DAIA em Anápolis-Go, por isso estou muito próxima dos acontecimentos que registro neste Blog.

Sou uma ambientalista nata, adoro fotografar a natureza e tudo que nela existe desde pequena. A primeira visita que fiz nesta mata ciliar que citei o local, registrei imagens que me deixaram preocupada, por isso fiz uma pesquisa mais detalhada.

Entrevistei alguns moradores ribeirinhos já antigos na redondeza e, através deles, descobri que ali era a principal nascente deste rio e que pertencia ao município de Silvânia, distante dali 60 km. É por isso que está abandonada pelas autoridades ambientais, sem nenhuma fiscalização, pois os moradores não pagam impostos para este município. Isto eu comprovei indo até esta cidade, falando com alguns representantes do município, vereadores e jornalistas.

Se verificarem através de imagens de satélites, conseguirão localizar o local. Necessito de um mapa hídrico desta região, pois preciso fazer um estudo mais aprofundado de toda a bacia deste rio.

Já tentei localizar em outros mapas que pesquisei na internet e não encontrei o local destas nascentes em nenhum deles. Se algum leitor tiver estes dados, peço a gentileza de enviarem para helenanunes.maezona@gmail.com

Precisamos de AJUDA PARA SALVAR ESTE RIO e preservar TODOS OS OUTROS DO PLANETA.

Abraços eco-nascente! (Helena Bernardes)

Retirado do Blog do Instituto SOS Rios do Brasil

Anúncios

5 comentários em “Nascentes do rio Piracanjuba pedem SOCORRO!

    1. Felipe,

      O blog apenas replicou esse post, não sendo de nossa autoria. Conheço a sra. Helena Bernardes que é citada no postagem. É uma pessoa lutadora que sempre esteve a frente pela manutenção e proteção das nascentes do Piracanjuba. Ela conseguiu bastante vitórias em relação a essa questão. Todos sabemos o quanto é dificil lutar nesse Brasil quando existem interesses muito maiores que envolvam dinheiro. Você já fez sua parte? Conhece a Helena? O que você já fez para ajudar na preservação da nascente?

  1. Preciso de informações sobre nascentes no Brasil, sou professora e trabalharemos este tema durante este ano. Os alunos tem entre 8 e 9 anos. Abordaremos as nascentes, seu uso indevido, contaminação, vamos visitar a usina Edgar de Souza e a nascente do Tietê, mas preciso de mais informações. Poderiam me ajudar, agradeço desde já e aguardo uma resposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s