Um pequeno olhar nos problemas ambientais de uma cidade

Andando de bicicleta por goiânia  para tirar fotos dos córregos da cidade pude constatar alguns pontos interessantes. Primeiro, os entulhos das construções ou demolições da cidade contam com um destino certo, as margens dos córregos da capital. Na tentativa de resolver um problema provocado pela ocupação irregular das vales do manancial, entope-se suas encostas com entulhos para aterrar ou conter a erosão. Percebi também que algumas pessoas não tem como alvo principal os córregos para jogar seu lixo, elas tentam apenas esconder suas tranqueiras em qualquer lugar que não está aos olhos de ninguém, seja numa vala, na margem de um córrego, embaixo de uma ponte, no meio de um matagal e por ai vai.

Entulho para conter erosões ou contra enchentes
Entulho para conter erosões ou contra enchentes

O problema é que num efeito imã o lixo sempre vai parar dentro da água numa triste atração. O que traz um aspecto muito desagradável além de comprometer ainda mais a qualidade da água do manancial.

Lixo que foi carregado para dentro do rio
Lixo que foi carregado para dentro do rio

Outra constatação, em alguns córregos da capital existe vida, cardumes de peixe eu vi, e olha que não é história de pescador, tenho fotos que comprovam. Enquanto eu estava quase embaixo da ponte, ao alcance dos olhos das pessoas, percebi que pais ou mães paravam para mostrar a seus filhos os peixes que ficavam logo abaixo, pois a água de tão clara permitia tal visão. Em outros pontos presenciei também a mesma cena. As pessoas tem muita vontade de parar e ficar observando da ponte o que se passa logo abaixo, quanto mais vida tiver, melhor. Elas se debruçam curiosas, cada uma com seu motivo particular, seja para ver peixe, cágado, apreciar a bela paisagem ou simplesmente ficar lá pois não tem nada para fazer.

Os peixes estão bem ai na foto. Consegue vê-los?
Os peixes estão bem ai na foto. Consegue vê-los?

Deveríamos aproximar a população cada vez mais dos córregos,despoluí-los, construir praças arborizadas, jardins gramados, pontes que atravessam o córrego a pé, bancos para sentar e apreciar a vista, sempre o mais próximo possível da água para mostrar que ali corre vida. A população almeja por isso. Quanto mais sensibilizada estiver, mais aliados teremos para parar com as agressões e abusos cometidos contra a vida.

Praça construida as margens do córrego para evitar a ocupação das margens e também para aproximar a população
Praça construida as margens do córrego para evitar a ocupação das margens etambém para aproximar a população

Outra coisa, já notei que nossos governantes sempre priorizam o tráfego de automóveis e se esquecem de formas muito mais saudáveis de deslocamento, seja a pé, de bicicleta ou qualquer outro veículo não poluente, se dessemos mais prioridade ao verde e menos ao cinza, teríamos muito mais qualidade de vida e muito menos ilhas de calor. Pode-se até construir as vias para os carros, mas não se deve esquecer das vias alternativas para trânsito de pessoas ou outros veículos menores, perceba na sua cidade se estão dando valor ao transporte mais limpo. Bem provável que não.

Cadê o espaço para lazer da população?Seria interessante um parque para atraí-la.
Cadê o espaço para lazer da população?Seria interessante um parque para atraí-la.
Anúncios

5 comentários em “Um pequeno olhar nos problemas ambientais de uma cidade

  1. Republicou isso em Guia Ecológicoe comentado:

    Acredito que esse artigo é bem interessante. Existem ideias contidas nele que deveriam ser levadas mais a sério por nossos governantes. Os rios e córregos que fluem por nossas cidades, apesar de estarem bem a mostra, se tornam invisíveis aos nossos olhos por conta do total descaso com que eles são tratados.

    1. Olá RugbyPlayer, obrigado pela visita ao blog! O pior de tudo é que os políticos já sabem de todos esses problemas, mas falta vontade por parte deles para resolver essa situação. A saúde e a segurança pública estão um caos há anos e parece que não existe luz no fim do túnel, imagine para um problema relacionado a área ambiental, fica para terceiro plano, infelizmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s