Depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, diz OMS

depressao
Fonte:  BBC Brasil

Dados divulgados nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Segundo a OMS, a depressão será também a doença que mais gerará custos econômicos e sociais para os governos, devido aos gastos com tratamento para a população e às perdas de produção.

De acordo com o órgão, os países pobres são os que mais devem sofrer com o problema, já que são registrados mais casos de depressão nestes lugares do que em países desenvolvidos.

Atualmente, mais de 450 milhões de pessoas são afetadas diretamente por transtornos mentais, a maioria delas nos países em desenvolvimento, segundo a OMS. As informações foram divulgadas durante a primeira Cúpula Global de Saúde Mental, realizada em Atenas, na Grécia.

“Os números da OMS mostram claramente que o peso da depressão (em termos de perdas para as pessoas afetadas) vai provavelmente aumentar, de modo que, em 2030, ela será sozinha a maior causa de perdas (para a população) entre todos os problemas de saúde”, afirmou à BBC o médico Shekhar Saxena, do Departamento de Saúde Mental da OMS.

Ainda segundo Saxena, a depressão é mais comum do que outras doenças que são mais temidas pela população, como a Aids ou o câncer.

“Nós poderíamos chamar isso de uma epidemia silenciosa, porque a depressão está sendo cada vez mais diagnosticada, está em toda parte e deve aumentar em termos de proporção, enquanto a (ocorrência) de outras doenças está diminuindo.”

Pobres

Segundo o médico, os custos da depressão serão sentidos de maneira mais aguda nos países em desenvolvimento, já que eles registram mais casos da doença e têm menos recursos para tratar de transtornos mentais.

“Nós temos dados que apontam que os países mais pobres têm (mais casos de) depressão do que os países ricos. Além disso, até mesmo as pessoas pobres que vivem em países ricos têm maior incidência de depressão do que as pessoas ricas destes mesmos países”, afirma Saxena.

“A depressão tem diversas causas, algumas delas biológicas, mas parte dessas causas vem de pressões ambientais e, obviamente, as pessoas pobres sofrem mais estresse em seu dia-a-dia do que as pessoas ricas, e não é surpreendente que elas tenham mais depressão.”

Segundo o médico, o aumento nos casos de depressão e os custos econômicos e sociais da doença tornam mais urgentes uma mudança de atitude em relação ao problema.

“A depressão é uma doença como qualquer outra doença física, e as pessoas têm o direito de ser aconselhadas e receber o mesmo cuidado médico que é dado no caso de qualquer outra doença.”

Mas o que isso tem a ver com o meio ambiente? Vide post acima ou clique aqui


12 comentários em “Depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, diz OMS

  1. Todos nos estamos cada vez mais voltados para a nossa vida,nossos problemas,nao temos tempo para falar para ouvir,estamos cada vez mais escravos do tempo,acredito que esta seja uma das razoes para tanta gente deprimida por ai!nao temos tempos para apreciar as paisagens,conversar olho no olho com nossos familiares,amigos,tudo é para ontem o imediatismo toma conta cada vez mais de nossas vidas,ninguem quer construir,queremos tudo pronto,as relacoes estao indo pelo ralo,tudo se compra se vende,ninguem acredita em ninguem e por ai vai!!

    1. Olá Valdivia, obrigado pelo comentário, realmente estamos vivendo um momento extremamente delicado. Desde 1950 quando se iniciou o boom do consumo nos Estados Unidos houve um declinio na qualidade de vida das pessoas, hoje em dia existem menos pessoas felizes, as pessoas não estão nunca satisfeitas, sempre querem mais, pois a sociedade diz que o certo é consumir, estar na moda e ganhar dinheiro. É muito triste! Abraço.

  2. depressão não é nada fácil, uma hora do dia vc está bem e a outra vc entra sen querer, mas se pode tratar com fé, esperança, paciência, medicamentos, uma boa conversa, trabalhar, se ocupar mais, esquecer passado, enfrentar mudanças, e isto está acontecendo muito, uma explosão de sentimentos, remorsos, saudades, perdas, mas a vida deve falar mais alto, é complicado, mas poderá ser resolvido em partes, a coragem de viver a vida, resolver os problemas e se amar mais e mais, e tb é difícil vc aceitar que entrou nesta, mas a solução que eu encontro é confiar em JESUS, um dia li sobre ele, conheceu seus momentos de dor, antes da cruz, isto me fortaleceu demais, espero que gostem do meu comentário.

  3. EU ESTOU MUITO MAL ESPERO POR AJUDA
    POR FAVOR ESTOU TENTANDO ME MANTER VIVA MAIS NÃO SEI
    ATÉ QUANDO VOU CONSEGUIR.
    ESTOU ME TRATANDO MAS ESTOU SOFRENDO MUITO.
    PORQUE NÃO POSSO CONTAR PARA NINGUEM
    ALGUEM PODE ME AJUDAR.LC.

    1. sim tem uma pessoa que pode te ajudar ,ele quer te ajudar.sei o que vc esta passando ja passei por isso por 4 vezes achei que ia consegir sair sozinha .mas nao deu certo cheguei no mais fundo do poço que alguem pode chegar ;perdi o sentido de tudo por 8 meses fiquei na cama nao levantava mais pra nada .os meus filhos ficavam com fome eu nao lavava roupas eu nao fazia comida eu nao tomava banho .eu estava completamente morta em uma cama nao comia nao bebia nada ,fiquei 13 dias sem nada nem agua nao tomava,perdi 16 kg ;mas um dia cansada da vida quase morta que levava,ajoelhei e pedi a Deus por favor me leve ou me cure nao aguento mais,mas pedi implorando sei que quando estamos assim nao conseguimos acreditar em nada,me levantei caindo porque nao aguentava ficar em pe .fui em muitos medicos sim mas nao adianta se nao tiver vontade de melhorar,e facil falar mais pra quem nunca passou por isso ;hoje nao posso diser que estou cem por cento mas estou muito bem,ainda tenho meus momentos.mas uma coisa eu de digo a melhor coisa a se fazer e tirar forcas nao sei da onde e confiar naquele que morreu por nos ,pra nao nos deixar sofrer;sei que vc vai consseguir vc e mais forte que qualquer coisa ruim ;tenha fe fique com Deus sempre muitas fooooooooooooooooooooooorca]

    1. Olá Angela, é muito dificil ajudar uma pessoa depressiva, principalmente quando há um grau elevado de depressão. A melhor ajuda que você dá a uma pessoa assim é nunca abandona-la e fazer de tudo para que ela procure ajuda médica, nos casos mais graves apenas o acompanhamento de profissional psiquiatra e medicamentos podem ajudar a pessoa.

  4. Eu sei muito bem o que significa a depressão, desde 97 quando tive a primeira grande crise, onde cheguei a ser internada, e ninguém queria aceitar o que eu tinha, falava que era falta de fé, que tinha que frequentar festas, que tinha que ir aos hospitais pois tinham gente pior do que eu, que eu tinha uma boa vida, marido , filhos, e não sabia por que eu estava daquela forma, ai vem o silêncio dentro de vc,vc entra no seu mundo e se isola do resto, o corpo morre, alma doi, e como doi, o pior que vc pensa que esta ficando louca, as pessoas se afastam pois vc é uma chata, mal humorada, chorona, quantos amigos perdi isto é hoje pergunto será que eram realmente meus amigos, hoje me trato na psicoterapia, com o neuro, e um psiquiatra onde tomo varios remédios, pois da depressão veio a fibrimialgia, dores horriveis que vc não sabe onde doi de tanta dor que sente,e para levantar pela manhã, que as pessoas falam levanta, vc fica ai deitada vai piorar,ai como é ruim vc escutar isso, não desejo esta doença para meu pior inimigo, pois eles acham que depressão é coisa de rico, no inicio foi que me falavam, e chilique,mais olha vou te falar só sabe quem tem a doença pois eles ainda não consideram a depressão uma doença, o pior que doi na alma, por isso que sempre falo é a doença da alma, pois vamos morrendo aos poucos.

    1. Olá Roseuda, obrigado por visitar o blog. Fico feliz com a visita. Tenho uma amigo, que do nada ficou depressivo, era uma pessoa muito feliz, contente, não tinha tempo ruim para ele, de repente aconteceu isso. Perdeu namorada, e alguns amigos, ele não tinha ânimo para nada. Ele se tratou e hoje é uma pessoa normal, mas foi muito terrível para todos nós que o acompanhavamos, achamos que iriamos perder um amigo. Quem acha que depressão não é doença esta enganado, e deveria ficar atento em relação aos sintomas iniciais, inclusive para eles próprios. Abraço!

Deixe um comentário

