Educação Ambiental I

mundo
Mesmo que não se sinta muito a vontade com assuntos de meio ambiente peço que leia esse texto até o final.   O assunto  não tem graça nenhuma mas, vale a pena ler, é pequeno e serve para refletir. Pode servir como aviso.

Da mesma forma que todos nós deveriamos conhecer o básico de direito, administração, informática, entre outros assuntos em nossas vidas, deveríamos também conhecer  sobre educação ambiental. Muitos criticam de maneira fervorosa a obrigatoriedade do ensino da disciplina nas escolas, chegando ao cúmulo de compará-la a educação religiosa. Não dar o mínimo de educação ambiental para as pessoas é como não ensina-las a serem educadas com o próximo.

Meio ambiente não está relacionado apenas a bichos ou plantas, mas também a própria qualidade de vida como um todo. Muitas doenças do corpo e da alma poderiam ser evitadas se tratassemos de maneira mais decente o ambiente onde vivemos. Muitas vezes deixamos nossa casa um brilho, mas jogamos lixo pela janela do carro, como se a rua também não fizesse parte da nosso lar.

Transformamos de maneira radical o ambiente onde vivemos, tratando de adequa-lo ao nosso estilo de vida. Esquecemos que não somos os únicos que habitam o planeta, estamos pagando um preço muito caro por não percebermos isso, adotamos um estilo individualizado, voraz e perigoso, estamos nos matando, uma morte silenciosa, e por sermos tão egoístas nunca relacionamos a maioria das mortes de nossa “inteligente” raça com problemas ligados ao nosso meio ambiente, que padece.

Padece o mundo, padecemos nós. Depois tudo volta ao normal, mas dessa vez, um novo capitulo da história será escrito, sem os humanos. O mundo não acaba de um dia para outro, na verdade ele nunca acabou, e ainda vai demorar muito para acabar.

Transformemos com a paz e a palavra esse sistema que explora a nossa Terra e faz que nos exploremos entre nós.
Transformemos a nós mesmos; tomemos consciência e empurremos nossos governantes com nossa pressão e nossos votos e razões para evitar o sofrimento e a exploração do resto dos homens e das espécies. Se não o fizermos, por mais que tenhamos, não teremos nada. (Leonardo Boff)

O mundo não acaba de um dia para outro, na verdade ele nunca acabou, e ainda vai demorar muito para acabar. Na visão bíblica do velho testamento é bem provável de Deus estar bem zangado e pronto para jogar uma tremenda praga sobre nós
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s